Universidade de Genebra oferece vagas para doutorandos em educação

24/09/2010 14:56

A Universidade de Genebra está oferecendo quatro vagas para doutorandos em Educação. A oferta foi possível em função da parceria estabelecida entre o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras - GCUB e a Universidade de Genebra (UNIGE). A equipe de pesquisa Dimensões Internacionais da Educação (EPDIE), oferece quatro vagas para doutorandos em Educação, interessados em realizar doutorado sanduíche, por um período de seis meses a um ano, a partir de março de 2011.

Para aquisição das cartas de aceite, os interessados devem enviar até às 12h (horário de Brasília) do próximo dia 25 de setembro (sábado) os seguintes documentos: a) resumo de uma página do projeto de tese; b) currículo resumido (máximo cinco páginas) para o endereço eletrônico abdeljalil.akkari@unige.ch.

Todo o material pode ser enviado em português (resumo de tese e currículo).  As cartas selecionadas serão encaminhadas diretamente para o endereço eletrônico do interessado na segunda-feira, 27 de setembro.

A equipe de pesquisa Dimensões Internacionais da Educação (EPDIE) desenvolve duas principais áreas de pesquisa:

1- Comparação das tendências internacionais em matéria de políticas educativas: Estimulados pela globalização, pela mobilidade internacional de idéias e pessoas, as tendências internacionais se evidenciam em matéria de políticas educacionais. As pesquisas realizadas atualmente sobre este eixo tratam de diversos temas. Em primeiro lugar, são abordadas a problemática da gestão da diversidade cultural e linguística nos diferentes sistemas escolares de um ponto de vista comparativo. O papel da juventude na escola, em meio urbano multicultural e os processos de formação de suas identidades, será objeto de uma atenção especial. Em segundo lugar, há o interesse nas convergências e nas divergências em matéria de formação de professores no plano internacional. Os modelos de profissionalização e de formação propostas pelos organismos internacionais e suas retraduções nacionais serão analisadas.

2- Análise do papel da cooperação internacional no desenvolvimento da educação e das transformações da forma escolar nos países do Sul: Reduzir as desigualdades entre países e regiões no mundo parece ser um objetivo prioritário das políticas educativas nacionais e internacionais. Para atingir este objetivo, o papel da cooperação e das organizações internacionais é frequentemente invocado. Os pesquisadores que trabalham no quadro deste eixo realizam pesquisas de campo nas diferentes regiões dos países do Sul (África, América Latina, Ásia) e se engajam em estreitas parcerias com instituições universitárias preocupadas com esta problemática, mas também com as organizações internacionais, tais como UNESCO. Além disso, os pesquisadores da equipe examinam as alternativas possíveis para a forma escolar dominante. Essas alternativas podem ser ligados à diferentes escolas, à aprendizagem informal (não formal), à aprendizagem culturalmente apropriada ou ao que podemos chamar de pedagogias do Sul. Serão explorados igualmente os modelos da educação básica culturalmente adaptados às comunidades locais e aos povos indígenas.