Seminário irá abordar os Marcos legais em Biotecnologia

21/09/2010 17:03

O NINTEC (Núcleo de Núcleo de Inovação Tecnológica) da UFPI vai promover nos dias 29 de setembro a 1º de outubro de 2010 o  II Seminário de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico (SemiPI) e o IV Workshop de Propriedade Intelectual e Inovação (WorkPITec), no  Cine-Teatro da UFPI.

A coordenadora do NINTEC, a Professora Dra Maria Rita, sintetiza o objetivo do evento. ''Nosso foco é atrair empresários que queiram investir em inovação tecnológica, para que as pesquisas desenvolvidas na Universidade não sejam apenas publicadas como teoria, mas também colocadas em prática no mercado'', diz a coordenadora.

O evento traz uma série de minicursos, se destacando entre eles o  que traz o tema ''Marcos legais em Biotecnologia''. O tema surgiu da necessidade que existe no esclarecimento dos pesquisadores, empresários e sociedade a respeito da propriedade intelectual, do registro da patente, e dos procedimentos necessários para a proteção dos inventos nas pesquisas científicas.

''Acontece com freqüência de anos de trabalho em pesquisa serem copiados e comercializados por uma empresa internacional por falta de registro da patente'', cita Maria Rita.

O seminário visa também incentivar os alunos da UFPI a contribuírem no universo da pesquisa, já que a função do NINTEC é apoiar o desenvolvimento de trabalhos científicos, possibilitando que estes se transformem em empreendimentos lucrativos. Segundo a coordenadora, esse tipo de iniciativa é estratégica no desenvolvimento do Estado.

''A realização desse seminário juntamente com o workshop é essencial para o Piauí, já que tanto as empresas públicas como privadas precisam de inovação tecnológica para se manterem competitivas no mercado'', ressalta a professora que é doutora em Química, e já desenvolveu várias pesquisas.

As inscrições para o Seminário e Workshop são gratuitas e podem ser feitas no NINTEC, localizado no espaço universitário Rosa dos Ventos, próximo à biblioteca da UFPI, ou então pelo e-mail nintec@ufpi.edu.br