NEPEM participa da campanha Outubro Rosa que alerta sobre câncer de mama

17/09/2010 15:56

No dia 13 de Setembro último o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relação de Gênero (NEPEM/UFPI), participou do lançamento da Campanha Outubro Rosa 2010 em Teresina, evento promovido anualmente pela Fundação Maria Carvalho Santos, que conta com apoio e parcerias de várias empresas, instituições e pessoas físicas a fim de alertar as mulheres para a necessidade de se fazer o exame de mama.

Painel decorativo do auditório de lançamento do Outubro Rosa com a boneca Juliana

A coordenadora do NEPEM, Profa. Dra. Livramento Figueiredo irá participar da programação científica e cultural do Outubro Rosa em uma das mesas redondas da Oficina de Direitos que será realizada no período comemorativo do evento, que será de 05 a 09 de Outubro de 2010. Além disso, ela é a pesquisadora responsável por dois estudos que serão realizados na Fundação Maria de Carvalho Santos, que são: O Conhecimento e Uso de Sutiãs e Próteses Externas por Mulheres Idosas Mastectomizadas (Projeto de Dissertação de Mestrado de Enfermagem - Mestranda Walquirya Maria Pimentel Santos Lopes) e A Resiliência de Idosas Portadoras do Câncer de Mama em Teresina-Pi (Diana Nascimento e Santos - Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem - Bolsista de Iniciação Científica do CNPq/UFPI).

Sra. Francisca Aragão (Atuante Voluntária da FMCS), Prof. Dr. Luiz Ayrton Santos Júnior (Presidente da FMCS), Profa. e Mestranda Walquirya Pimentel, Profa. Dra. Livramento Figueiredo e a Sra. Albertônia Viana (Enfa. Empresária e Voluntária da FMCS).

O Outubro Rosa foi criado há 12 anos na Califórnia e se caracteriza pela iluminação de um monumento na cor rosa como forma de alertar as mulheres sobre a importância de seus exames das mamas. O movimento foi implementado no Brasil desde 2008, quando monumentos como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a Opera de Arame em Curitiba, a Estátua do Gaucho em Porto Alegre, a Ponte JK em Brasília e o Teatro Amazonas em Manaus foram iluminados. Em Teresina, o monumento escolhido é a Igreja São Benedito, por sua visibilidade e significado para todos os piauienses.

O evento contará com uma programação especial, com palestras, oficinas, tendas educativas, exames clínicos e shows com artistas locais, finalizando com a caminhada programada para o dia 09 de outubro, onde pretende alcançar um total de 5.000 pessoas.

Veja a programação do evento:

13 de setembro
lançamento do OUTUBRO ROSA 2010 na Fundação às 19:30h para a midia. Apresentação do VT.
coquetel

13/09 a 9/10
venda dos kits: linda sacola com camiseta, sombrinhas, protetor solar, ventarola na FMCS e em lojas dos shoppings

5 de outubro
18:00h iluminação da Igreja São Benedito e mais 16 monumentos em cidades do interior
19:30h abertura com palestra "A Mama nas Artes" com Dr Gisleno Feitosa (PI)
20:30h desfile dos homens com sutiãs.

6 de outubro
18:00h na Fundação: filme "Uma Chance para Viver"
19:30h oficina de direitos com OAB, MP, FMCS, CRM, Lab ROCHE, SUS
21:00h Festa do Caché - ultimo comprimido de duas "vitoriosas"