Comunicação Social conversa sobre Jornalismo Político com Pires de Sabóia

16/09/2010 18:06

O curso de Comunicação Social da UFPI está realizando palestras com profissionais de peso da área para bater um papo e interagir com os alunos. A idéia, que foi pensada pela chefe do departamento de Comunicação Social, Profa. Jacqueline Dourado, para a disciplina Jornalismo Especializado II - Jornalismo Político, é intercalar aulas teóricas com palestras. O convidado desta quinta-feira (16) foi o jornalista piauiense Pires de Sabóia, considerado por muitos como um dos maiores analistas políticos do Piauí.

Segundo a Profa. Jacqueline, o plano é trazer pessoas conceituadas do meio jornalístico para dialogar com os futuros jornalistas, a fim de integrar o mercado com a academia. "A universidade precisa abrir os diferentes campos, saber como está circulando a crítica, os acontecimentos", diz.

A Profa. Jacqueline Dourado apresenta o convidado ilustre

No encontro, Pires de Sabóia falou sobre o exercício da profissão, o mercado de trabalho em Teresina e como lidar com as barreiras que surgem no jornalismo. Ele também contou como os jornalistas devem abordar os assuntos políticos de maneira fidedigna e imparcial, sempre pensando no público em primeiro lugar.

"São oito candidatos ao governo com propostas diferentes. Imagine viver nesse mundo com tantas ideologias. O jornalista fica num fogo cruzado. Ele tem que ter responsabilidade, um leque de conhecimento muito grande e um poder de análise para filtrar a informação de forma a passar para a opinião pública a notícia mais próxima da realidade", explica.

A estudante de Comunicação Luana Campos, que participou da palestra, não pretende se especializar nessa área, mas acha muito interessante que haja esses diálogos. "Eu já conheço [o Pires de Sabóia]. Eu o escuto toda manhã e ele é muito informado. É um grande jornalista e muito conceituado", conta.

Assuntos relacionados à política local foram pauta de discussão

Perguntado sobre que conselho Pires de Sabóia daria para os alunos, o jornalista não titubeou ao responder que a profissão é difícil e que não se deve entrar nela pensando na fama, mas sim no exercício da profissão. "Não pense no estrelismo, o sucesso vem junto com o trabalho. O jornalista deve se preocupar sempre com o que vai transmitir para o público, sendo fiel aos fatos e dando a informação mais pura e correta possível. O jornalismo político é muito contraditório, pois cada corrente política e ideológica tem uma opinião, logo ele deve saber estar no meio, filtrar os dados, dar a fonte correta e ter segurança da veracidade do fato", aconselha.

O jornalista alerta os alunos sobre as dificuldades da profissão

Entre os próximos palestrantes que já foram convidados estão os jornalistas Cláudio Barros e Zózimo Tavares. Há pretensões de convidar também estatísticos, para falar sobre ambiente e pesquisa eleitoral. Os alunos já receberam palestrantes como o cientista político Victor Sandes.