Projeto de caprino e ovinocultura integra UFPI à comunidade piauiense

15/09/2010 17:50

Intercâmbio de conhecimentos. Aperfeiçoamento de técnicas. Integração entre comunidade e pesquisa universitária. Mais do que orientar produtores de rebanhos de caprino e ovinocultura, há mais de uma década, professores e alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estudam e difundem informações importantes ao desenvolvimento econômico do Piauí.

A caprino e ovinocultura são duas atividades relevantes, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste do Piauí, embora nem sempre sejam exercidas de maneira correta. Por isso, o professor Dr. Amilton Raposo teve a iniciativa de criar o projeto "Estudo e Difusão de Conhecimento e Caprino Ovino Cultura - Grupo CAPRIOVIS" , que está em andamento no Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Professor Amilton, criador do CAPRIOVIS, durante aula de campo com o grupo

"O professor Amilton idealizou o projeto para discutir questões relacionadas à caprinovinocultura e ele vem sendo renovado a cada dois anos", explica o atual coordenador da pesquisa, professor Dr. Gregório Nunes. O projeto também envolve os departamentos de Morfofisiologia Veterinária e de Zootecnia, fazendo uma ponte entre os cursos de Veterinária e Agronomia.

O engajamento dos alunos para estudar mais profundamente essa atividade econômica propicia maior conhecimento na área através das discussões em grupo, que muitas vezes envolvem também os próprios criadores. E é aí que está um dos grandes diferenciais desse projeto: as reuniões são abertas à comunidade e qualquer pessoa interessada em caprino ou ovinocultura pode frequentar o grupo e participar.

O grupo já ministrou cursos de curta duração no interior do estado para treinar produtores. Nas aulas de campo, são desenvolvidas práticas inerentes à criação desses animais relacionadas à vacinação, verificação de idade e escolha de reprodutores, por exemplo. O resultado é aprendizado para os alunos em formação e para os produtores, que trocam informações importantes e experiências.

Tamires Coelho - Coordenadoria de Comunicação