Estudantes estrangeiros são reintegrados à UFPI para concluir estudos

14/09/2010 17:15

Alguns estudantes estrangeiros (africanos e latino americanos) matriculados em cursos de graduação e mestrado na Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram contemplados com mais uma oportunidade de finalizar seus estudos. Após uma reunião dos estudantes - que pertencem ao convênio PEC-G - com o reitor Luiz dos Santos Júnior, foi acordado que eles terão mais tempo para concluir os cursos.

De acordo com o estatuto da UFPI, esses estudantes seriam jubilados da instituição. No entanto, o reitor entendeu que a universidade tem condições de oferecer a eles mais uma chance para que não retornem aos seus países de origem sem o sentimento de dever cumprido.

Os estudantes enviaram um ofício em agradecimento à UFPI e ao reitor Luiz Júnior pela reintegração e pela ampliação das oportunidades de qualificação para alunos estrangeiros - que só aumentaram após as gestões do atual reitor.

De acordo com o representante dos estudantes de PEC-G, Alassan da Silva, a UFPI foi escolhida por eles devido ao renome que a instituição carrega consigo. "Somos de países subdesenvolvidos com menor PIB do mundo e viemos para o Brasil estudar, e escolhemos o Piauí e, principalmente, a UFPI por acreditar na responsabilidade que a mesma tem com a educação de qualidade", finalizou.

Tamires Coelho - Coordenadoria de Comunicação