Mestrado em Enfermagem produz livros que serão lançados em Congresso em SC

13/09/2010 15:06

O Departamento de Mestrado em Enfermagem, em nome da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Piauí, informa acerca dos dois primeiros livros produzidos através do seu Programa de Mestrado, quais sejam: A PERCEPÇÃO DA MULHER IDOSA SOBRE SUA SEXUALIDADE (Jaqueline Carvalho e Silva e Maria do Livramento Fortes Figueiredo) e OS SABERES E PRÁTICAS DE CUIDADORES DE IDOSOS COM ALZHEIMER (Eronice Ribeiro de Morais e Maria do Livramento Fortes Figueiredo).

Segundo a Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo, docente e pesquisadora da UFPI, são duas produções de grande relevância para população geral, especialmente, para o grupo da terceira idade, e também servirá de guia para os cuidadores, tanto os profissionais (Enfermagem), como os familiares. Os livros estão inscritos para serem lançados no 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem, a realizar-se de 11 a 15 de Outubro de 2010, em Florianópolis (SC). Além do lançamento dos livros no evento, a delegação piauiense irá apresentar inúmeros trabalhos científicos concorrendo a prêmios, sendo a maioria destes da UFPI.

CONGRESSO

O 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Florianópolis - SC propõe para a comunidade de Enfermagem uma ampla discussão sobre o tema: Organização e Visibilidade Profissional, e neste espaço científico, cultural e social possibilitar aos atores que militam na profissão identificar em seus cenários de trabalho as conquistas e avanços da Enfermagem na contemporaneidade, bem como os desafios e obstáculos a serem enfrentados e superados com o objetivo de alcançar novos espaços e rumos para uma assistência cada vez mais planejada e de qualidade e o conseqüente reconhecimento da clientela diante deste cuidado efetivo e eficiente.

Conferências, mesas redondas, cursos, temas livres, seções de pôsteres dialogados irão expor a temática e evidenciar experiências bem sucedidas desenvolvidas pelo país afora, assim como o conhecimento produzido nas pesquisas realizadas pela Enfermagem nos programas de pós-graduação e de iniciação científica em diversas instituições de ensino superior no Brasil. A edição anterior do evento ocorreu em 2009, em Fortaleza (CE) e reuniu mais de 5.000 profissionais da Enfermagem, e a expectativa para esse ano é de alcançar este mesmo número de congressistas.