Professoras da UFPI participam de oficina sobre Plantas Medicinais no RJ

13/09/2010 10:17

A professora da Universidade Federal do Piauí, Lis Marinho, esteve nos dia 09 e 10 de setembro, no Rio de Janeiro, participando da Oficina para Elaboração do Projeto Piloto Nacional de Implantação do Programa de Plantas Medicinais, evento promovido pela FIOCRUZ.

Drª Joseane Costa(FIOCRUZ), Profª Lis Marinho ( UFPI)), Dr. Valcler Fernandes (VICE-PRESIDDENTE DE AMBIENTE E PROMOÇÃO DA SAUDE FIOCRUZ), Profª Socorro Cordeiro (UFPI)

A professora Lis Marinho havia encaminhado uma proposta de implantação deste programa no Colégio Agrícola de Floriano, vinculado à Universidade Federal do Piauí, que tem como objetivo, criar um horto matriz de plantas medicinais recomendadas pela literatura baseada em evidências, um laboratório de produção de fitoterápicos, estufa para produção de mudas, laboratório para secagem e cursos de qualificação para trabalhadores da estratégia Saúde da Família e técnicos agrícolas para ampliar a abrangência da assistência farmacêutica no SUS.

A professora Maria do Socorro Cordeiro, será inserida no projeto, por sua contribuição a UFPI com pesquisas e trabalhos na área farmacêutica e foi uma das fundadoras do Núcleo de Pesquisa em Plantas Medicinais da UFPI.

Como parte dos trabalhos a UFPI sediará no período de 10 a 12 de novembro, o Seminário Estadual com a participação de toda a equipe do MS/DAF/FIOCRUZ, responsável pela Oficina do Rio de Janeiro. O evento acontecerá em Teresina e no Colégio Agrícola de Floriano, tendo como público alvo: gestores, docentes, coordenadores de curso de graduação, estudantes de graduação e representantes do Conselho Estadual e Municipal de Saúde.