UFPI sedia Congresso Internacional de História em outubro

13/09/2010 10:04

Com início no dia 11 de outubro e seguindo até o dia 15 do mesmo mês, o Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural e Encontro Regional de História da Associação Nacional de História abre espaço para discussão de diversas áreas do conhecimento. As pesquisas a serem apresentadas no evento têm como mote norteador cultura, identidades, memória, história, antropologia, arqueologia, meio ambiente, políticas públicas, educação, formação de professores, cidade, patrimônio cultural, gênero, juventude, imprensa e folkcomunicação.

Dentre as atividades que serão realizadas estão os simpósios temáticos, que serão espaços destinados à divulgação, análise, discussão, socialização de trabalhos produzidos por pesquisadores do Piauí, de outros estados brasileiros e do exterior.

Um desses simpósios temáticos é o "Memória, ensino e patrimônio cultural" que é coordenado pela Professora Doutora ,Áurea Pinheiro, do Programa de Pós Graduação em História/UFPI e líder do Grupo de Pesquisa/CNPq "Memória, Ensino e Patrimônio Cultural.

A coordenação das atividades fica por conta dos professores doutores Lourdes Roca, do Instituto Mora - México, Régis Lopes da Universidade Federal do Piauí, Sandra Pellegrini da Universidade de Maringá, Salânia Maria Barbosa Melo da Universidade Estadual do Piauí e Claudia Cristina da Silva Fontineles do Centro de Ciências de Educação/UFPI e Programa de Pós Graduação em História/UFPI.

As atividades desse grupo ocorrem desde 2007 quando os membros do Grupo de Pesquisa "Memória, Ensino e Patrimônio Cultural" iniciaram intervenções sociais, investigações, reflexões e discussões no campo da História em uma perspectiva interdisciplinar envolvendo, sobretudo, a História, a Antropologia, a Etnografia e a Educação Patrimonial.

A professora Áurea Pinheiro, destaca que o Grupo tem realizado pesquisas e interpretações históricas, recursos audiovisuais, livros e documentários etnográficos, por considerá-los importantes no trabalho de investigação."Consideramos que essas produções têm respondido aos nossos objetivos de diversificar e difundir os resultados de nossas investigações através de suportes distintos dos convencionais - os textos escritos. Nas pesquisas realizadas desde 2007, a História Oral, a Etnografia e o Audiovisual são referências significativas.

Portanto, neste simpósio temático, acolheremos trabalhos de pesquisadores que estudam temáticas ligadas à diversidade étnica, religiosa e cultural articuladas à problemática do patrimônio cultural, trabalhos de pesquisadores que se valem desses temas como forma de realizar e divulgar suas pesquisas, permitindo que os resultados das investigações cheguem a um público que tem pouco acesso aos trabalhos acadêmicos, alunos e professores da escola básica e comunidades tradicionais", afirma a professora.

SEGUNDA EDIÇÃO

Em 2008, na primeira edição do Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural, iniciaram os primeiros diálogos com pesquisadores de outras instituições. A intenção, segundo Áurea Paz "é ampliar as discussões acolhendo trabalhos de pesquisadores das ciências humanas e sociais que trabalham com a produção histórica dos lugares e saberes e indagam sobre como as categorias memória, identidade, cultura, história e patrimônio se relacionam e permitem pensar e elaborar investigações para o ensino de história e de outros campos de conhecimento das ciências humanas e sociais", finalizou.