Instituições de ensino realizam mini-cursos no Setor de Esportes da UFPI

10/09/2010 15:03

Pensando sempre no profissional multidisciplinar, que busca acompanhar as mudanças e as tendências para ser um profissional atualizado, as coordenações de cursos de educação física de algumas instituições de ensino superior de Teresina, realizam neste sábado (11) cinco mini-cursos e oficinas teóricas e práticas no Setor de Esportes da UFPI, a partir das 13 horas. Profissionais e estudantes podem se inscrever até amanhã de manhã ou antes do início do evento, que visa valorizar e aprimorar os conhecimentos. Só podem participar de um mini-curso, já que serão simultâneos. Os mini-cursos terão cerca de quatro horas de duração, com direito a certificado. UFPI, UESPI, Novafapi, Faculdade Santo Agostinho, Aliança e Instituto de Ensino Superior Múltiplo - IESM coordenam o evento.

Um dos mini-cursos será sobre sobre ‘Primeiros socorros em Educação Física', tendo como ministrante o Prof. Da UFPI David Marcos Emérito. Segundo ele, o objetivo é instrumentalizar os participantes para qualquer emergência no decorrer das aulas, como dar a primeira assistência, utilizando as técnicas adequadas para resguardar a saúde de alunos. "São técnicas como respiração artificial, imobilização no caso de lesões, torniquete e outras técnicas para conter hemorragias, ataduras para conter ferimentos, locomoção e transporte até uma unidade de saúde, enfim são providências necessárias ligadas à prática de educação física", destacou. Emérito informou que primeiro haverá explanação teórica sobre o tema, depois os inscritos serão divididos em sub-grupos para o treinamento prático.

Outra oficina será sobre coreografia, ministrada pelo professor Kácio dos Santos. Segundo ele, o educador físico é o profissional habilitado para criar coreografias junto a grupos de pessoas ou para uma única pessoa, dependendo da realidade, do evento, do interesse e de objetivos de quem deseja fazê-la. O mini-curso sobre Psicologia aplicada ao exercício físico e ao esporte, por Luciana Ribeiro (Federação Piauiense de Judô) é outro tema, mais ligado aos atletas amadores ou profissionais. Segundo David Emérito, o profissional especializado ou com boas noções em psicologia na área trabalha com o equilíbrio emocional de atletas, não tirando o mérito de um profissional graduado em psicologia. "O rendimento esportivo do atleta é trabalho também com os fatores emocionais, visando impedir que problemas pessoais externos ao esporte interfiram nesse rendimento", disse.

"O educador físico hoje está buscando ampliar seus conhecimentos em uma série de questões, como atingir uma boa auto-estima no fator psicológico, higiene, saúde, boa forma física; é o que chamamos de sistemas transversais, que são desenvolvidos dentro da especialidade. É preciso conhecer o cliente atendido, saber de seus interesses e apresentar alternativas, dentro das tendências e demandas que mudam a toda hora", lembra David Emérito.

Após o término dos mini-cursos e oficinas, às 17h30, tem a caminhada do educador físico e à noite festa de confraternização com pagode na ADUFPI. Quem quiser participar somente da caminhada ou da festa em comemoração à passagem do dia do educador físico, que transcorreu no dia 1º de setembro, pode procurar a coordenação do evento no Setor de Esportes da UFPI.

Mais informações: (86) 9981-6160.