XXIII Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos termina com saldo positivo

09/09/2010 17:56

A XXIII Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, evento promovido pelo Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE, que acontece desde segunda-feira no CCHL, termina hoje com um saldo positivo e com a sensação de dever cumprido. A conferência de encerramento acontece às 18h30min no auditório do CT, onde ocorrerá a premiação do concurso de dissertações e teses, com a presença de todos os professores e demais participantes.

Com mais de 700 inscritos, vindos de estados como Rio Grande do Sul, Pará, Porto Alegre, Tocantins, Pernambuco, Rio de Janeiro, Amazonas, e até uma caravana de Parnaíba, a presidente do GELNE, Prof.ª Dra. Maria Auxiliadora, conta que a receptividade foi excelente, consolidando essa Jornada no rol dos grandes eventos. "Foi positivo [o saldo], pois abrangeu vários estados, os conferencistas elogiaram, poucas pessoas faltaram, muitos ouvintes e participantes nos debates (GTs), até uma das fundadoras do GELNE estava aqui também", diz.

Alunos assistem à apresentação de um Grupo Temático no CCHL

Segundo a Profa. Dra. Evangelina Faria (UFPB), que ministrou a conferência "Desafios para a inclusão do surdo no contexto educacional (temática: libras)", o evento é relevante porque reúne pensadores das diversas áreas para discutir e fomentar idéias, contribuindo na divulgação do trabalho de vários professores. "Traz uma efervescência científico-cultural importante para todos aqueles que participam e integram não só a universidade, mas também o ensino médio e básico", revela.

O Prof. Dr. Kanavillil Rajagopalan (Unicamp), que fez um minicurso sobre Política Lingüística, disse ter adorado o evento, mesmo sem nunca ter pisado em solo piauiense. "Não deixou a desejar em relação a outros lugares. Eu vi uma resposta positiva e o interesse dos alunos foi muito bom. Só não gostei muito do calor", disse, entre risos.

Da esquerda para a direita, os Profs. Drs. Núbia Rabelo (UFAL), Kanavillil Rajagopalan (Unicamp), Lívia Suassuna (UFPE) e Evangelina Faria (UFPB)

Ariza de Oliveira, estudante de Letras/ Inglês de Teresina, não apresentou nenhum trabalho na Jornada, mas acredita que os professores que estão se apresentando são um incentivo, tanto para ela quanto para os outros estudantes, contribuindo na formação de ambos. "Tanto o pessoal daqui quanto o de fora tem linhas de pesquisa diferentes e os estudos se entrelaçam. Isso ajuda muito para nós que somos estudantes", conta.

A presidente do GELNE acredita que os objetivos da Jornada foram alcançados com sucesso devido, principalmente, à grande interação entre as várias universidades, especialmente do Norte e Nordeste, para onde o evento - que acontece a cada dois anos - é voltado; aos muitos trabalhos científicos apresentados em nível de Graduação; ao concurso de dissertações, que foi bem-sucedido; entre outros indicadores.

A organização do evento avisa também que um professor estrangeiro, Dr. Telmo Lopes Móia, da Universidade de Lisboa, deverá ficar em Teresina por mais alguns dias, onde contribuirá com o Mestrado em Letras, ministrando um seminário de 15h para a área de Estudos de Linguagens.

Déborah Valente - COORDCOM UFPI