Reitor renova o quadro de docentes com a posse de 10 professores na UFPI

08/09/2010 18:06

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz de Sousa Santos Junior, realizou na tarde desta quarta-feira a posse de 10 novos professores para os diversos cursos e campi da universidade. Na ocasião, também foi empossada uma assessora especial. Desde o início da atual gestão, já foram empossados 1046 novos profissionais no total, sendo 798 docentes e 248 técnicos.

Durante a solenidade, realizada no Salão Nobre da reitoria, o reitor ressaltou o crescimento contínuo da UFPI, através da expansão dos campi do interior, a criação de novos cursos, o avanço na pós-graduação e o aumento no orçamento da universidade nos últimos anos. "Uma revolução foi feita. A expansão está mudando a cara da universidade. A chegada desse pessoal novo está dando um grande efeito para nossa universidade e esse encontro do velho com o novo é muito bom, para dar mais ânimo e continuidade ao trabalho", diz.

A graduada em Pedagogia e Mestra em Educação, Marta Rochelly Ribeiro Gondinho, foi uma das novas empossadas. Ela acredita que a experiência de tornar-se parte do quadro docente da UFPI é muito importante. "Fazer parte desse projeto de expansão da universidade é muito significativo, seja por conta da estrutura, da pesquisa e do trabalho que é feito para a comunidade", revela.

O reitor Luiz Junior acredita que a renovação do quadro faz parte de uma reposição que já se esperava com a elaboração de três grandes projetos pela universidade: a expansão, o REUNI e o EAD. "Nos últimos 4 anos, a média é de 200 novas posses de professores por ano. Com boa parte desse quadro qualificado, surgem novos cursos de pós- graduação. Superamos a marca de 17 projetos na CAPES, e espero que todos sejam aprovados", relata.

Segundo o reitor, o objetivo agora é mostrar para os novos professores e servidores técnicos como funciona o sistema de financiamento federal para as universidades, a fim de melhorar os indicadores, incentivando a qualificação, melhorando o currículo lattes e elaborando novos projetos. "Com isso provaremos que nossa universidade está crescendo e se qualificando juntamente com as melhores do país", pontua.

Entre as novas aquisições, estão professores com Graduação, Especialização, Mestrado e/ou Doutorado nas áreas de História, Pedagogia, Psicologia, Filosofia, Farmácia, Estilismo e Moda, Matemática, Direito e Arquitetura e Urbanismo, lotados nos campus de Teresina, Parnaíba e Picos.

NOVOS PROJETOS

Na ocasião, o reitor Luiz Junior aproveitou para comentar acerca da nova infra-estrutura que está sendo preparada na UFPI, que é a construção de todo o sistema viário do local. "É um projeto da universidade para daqui a 20 anos, para que os próximos gestores não encontrem tantas dificuldades como nós encontramos aqui. O plano diretor que foi feito, e muito menos as obras, nunca foram executados, então nós estamos fazendo todo o sistema hidráulico, elétrico e a rede sanitária da universidade", conta.

Déborah Valente - Coordcom UFPI