Núcleo de Pesquisa BIOTEC entre os vencedores do edital Inovação 2010

27/08/2010 15:14

O Edital "Inovação 2010", liderado pelos departamentos nacionais do SENAI e do SESI, aprovou o projeto "Desenvolvimento de Antioxidante para Indústria de Biocombustíveis a partir de Subprodutos da Cadeia Produtiva da Castanha do Caju", desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Piauí (por meio do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia - BIOTEC), a indústria parnaibana Vegeflora e o SENAI-PI.

O edital existe para apoiar e incentivar projetos inovadores propostos pelas indústrias, em parceria com as entidades. A meta é tirar do papel idéias que podem levar a um maior desenvolvimento da indústria local.

"O Brasil gasta em torno de 20 milhões de dólares por ano com a importação de antioxidantes. A produção desse bioaditivo será uma forma de substituir essas importações. Os resultados obtidos satisfazem a visão tecnológica quanto à química verde, que busca soluções para a substituição de produtos de origem sintética pelos de origem natural", ressalta o gerente industrial da Vegeflora, Robério Pinho.

Concorriam ao edital 300 projetos, mas a proposta da Vegeflora em parceria com a UFPI ficou entre as 77 aprovadas de todo o Brasil.