UFPI e parceiros promovem o XIV Congresso de Arquitetura e Urbanismo

27/08/2010 15:04

A XIV Feira e Congresso Internacional de Engenharia e Arquitetura (Fecon), considerada um dos maiores eventos do setor no país promete ser uma das melhores já realizadas. De 19 a 22 de outubro, no Atlanctic City, em Teresina, o espaço grandioso concentrará a exposição de grandes empresas e serviços do setor de engenharia e arquitetura, além de outros serviços para atender os congressistas de todo o país. Na parte técnico-científica, mais de 20 palestrantes reconhecidos em suas áreas de atuação movimentarão o evento com palestras, cursos e mesas redondas durante os cinco dias do evento, que é promovido pelo Crea-PI, Clube de Engenharia do Piauí, Centro de Tecnologia da UFPI e Instituto dos Arquitetos do Brasil - secção Piauí. A organização é da Radical Produções.

O tema central desta 14ª edição é "A Sustentabilidade da construção e da arquitetura com inovação tecnológica". Nos dias 18 e 19, acontece o Pré-Congresso, com cursos para os inscritos, entre eles o de treinamento em segurança de barragens, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos. No dia 19, à noite, acontece a abertura oficial do congresso e no dia 20 iniciam os ciclos de palestras e mesas redondas.

Um dos palestrantes confirmados é o arquiteto Hugo Massaki Segawa, doutor em Arquitetura e Urbanismo e Livre Docente pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP, que falará sobre o tema "Arquitetura conteporânea brasileira". Segawa possui doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos-SP/USP e professor pela instituição. Ele pesquisa arquitetura moderna e contemporânea.

Um dos temas que serão bastante abordados no evento será a nova visão de obras ambientalmente sustentáveis, que visam causar menos impactos ao meio ambiente, por exemplo com a construção de prédios que utilizam tecnologia visando o consumo cada vez menor de energia elétrica, de água potável e sistemas de reaproveitamento de lixo.

A XIV Fecon também terá palestra internacional com tradução simultânea, chat, programação cultural, lançamento de livro, espaço gastronômico, sala vip e espaço para os congressistas conversarem com os convidados, entre ouras novidades. O evento terá cerca de 30 estandes com diversos serviços. O site oficial do evento estará no ar em breve, com a abertura on line das inscrições. A Fecon é voltada aos profissionais e estudantes de engenharia e arquitetura do Piauí e de outros estados. Mais informações no Crea-PI (86) 2107-9292 e (86) 3231-0910.