CAT capacita alunos em manutenção de viveiros e processamento de pescado

27/08/2010 11:54

Para repassar noções sobre construção de viveiros escavados, métodos de captura e processamento de peixe, o Colégio Agrícola de Teresina em parceria com o Departamento de Zootecnia da UFPI; o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Processamento de Alimentos (NUEPPA) e o Codevasf, está realizando de 26 a 28 de agosto o curso de Boas Práticas de Captura, Manutenção de Viveiros e Processamento de Pescado.

O curso visa também transmitir aos alunos noções de utilização de solo de cimento na manutenção de viveiros de piscicultura, práticas de descamação e evisceração de peixes e recuperação de taludes de viveiros.

A coordenadora do curso, profª Nazaré Bona, explicou que a piscicultura é uma atividade que vem crescendo muito e que é importante que a UFPI capacite seu alunos, tanto de cursos técnicos como de cursos de graduação. "A partir do conhecimento apreendido no curso o aluno poderá lidar de maneira prática com manejo, captura e processamento de pescado", esclareceu.

O professor Miguel Tomaz (NUEPPA) e os professores do CAT, Raimundo José (Construções Rurais) e Fábio Adriano (Piscicultura) participaram do curso juntamente com o professor Hamilton Araripe, que é do curso de Engenharia de Pesca da UFPI de Parnaíba. Para capacitar o maior número de alunos, outra etapa do curso está programada para acontecer  ainda em setembro.