Serviço Odontológico da UFPI atende servidores e alunos gratuitamente

23/08/2010 11:21

O sorriso é cartão de visita de qualquer pessoa. É para melhorar os sorrisos da Universidade Federal do Piauí, que a equipe de dentistas do Serviço Odontológico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - SEOD/PRAEC, trabalha de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h. A equipe é formada por 1 cirurgião chefe, 6 cirurgiões dentistas e mais 6 auxiliares. O atendimento é gratuito e exclusivo para alunos e servidores da UFPI.

Com uma média de 54 atendimentos por dia, a equipe é dividida em dois turnos, Três dentistas e três auxiliares pela manhã e outra equipe à tarde, cada um deles atendendo nove pacientes por turno. As consultas são marcadas no primeiro dia útil de cada mês, no próprio SEOD, as vagas são limitadas e em geral elas variam de 80 a 100 mensais. "Em geral os pacientes têm que marcar retorno, então um mesmo paciente volta várias vezes ao longo do tratamento. Então o número de pacientes é limitado para dar mais qualidade ao atendimento", explica a cirurgiã dentista Cláudia Maria Mendes Bastos, egressa da turma de odontologia da UFPI de 1984 e que trabalha na instituição desde 1980.

São realizados 54 atendimentos por dia

A clínica do SEOD é moderna, foi reformada e reinaugurada em novembro de 2007, sendo batizada com o nome do primeiro cirurgião dentista a trabalhar no atendimento à comunidade na UFPI, Dr° Luís Amável Rio Lima. Os serviços prestados pela clínica são principalmente os de restauração, através da utilização de amálgama e de resinas (foto e auto-polimerizável), cirurgia exodontia (extração), radiografia, além de prevenção (tartarectomia, profilaxia e aplicação de flúor) e orientação para técnicas de escovação e do uso do fio dental.

A comunidade acadêmica é bem atendida pelo serviço do SEOD, é o que afirma o estudante de Design e Estilismo, Rafael Lopes. "A gente é muito bem atendido aqui, desde quando agendamos a consulta, até o momento do exame. Só sinto falta de alguns serviços, que não são prestados, mas tudo o que eles fazem, fazem bem."

A clínica tem equipamentos modernos e os atendimentos são todos agendados

A cirurgiã dentista Laureni Dantas de França esclarece que, quando o paciente precisa de tratamento especializado, o SEOD o orienta a procurar o serviço de atendimento em saúde bucal da estratégia de saúde familiar do Sistema Único de Saúde (SUS). Através dele o paciente será encaminhado para o centro de especialização odontológica (CEO), que realiza tratamento especializado em saúde bucal pelo SUS.

Além do atendimento na clínica, o SEOD também tem o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica para a importância da saúde bucal. A partir do mês de setembro os profissionais do SEOD vão realizar Rodas de Diálogo com atividades educativas em saúde bucal nas residências universitárias e nos espaços de vivência da UFPI. A cirurgiã dentista e doutoranda em Saúde Pública, Laureni Dantas de França afirma que "o nosso maior objetivo aqui é a prevenção e a promoção da saúde bucal dentro da comunidade universitária".

Juarez Fernandes - Coordcom UFPI