Curso de Design de Bolsas iniciou nesta semana e segue durante todo o ano

20/08/2010 17:42

Começou nesta sexta-feira (20), no departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Piauí, o Curso de Design de Bolsas. O curso faz parte de um projeto de extensão para capacitação e aperfeiçoamento profissional na área de bolsas e calçados, coordenado por professores da UFPI em parceria com o SEBRAE.

O curso nasceu de um projeto do professor de Engenharia de Produção da UFPI, Geordy Souza Pereira, que venceu um edital do CNPq - Centro nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologia - e conseguiu verba para realizar o projeto. O projeto agora tem também a ajuda do SEBRAE e a adição de professores do curso de Bacharelado em Moda, que ministrarão as aulas.

Para o professor Geordy, o curso é importante para fomentar o desenvolvimento local de políticas públicas na área, além de instruir os capacitados em técnicas de gestão, planejamento financeiro e negociação, requisitos essenciais para se manter um bom negócio. "É um curso de aperfeiçoamento que visa não só qualificar, mas também dar suporte na gestão da empresa. Além disso, também usamos o curso como objeto de pesquisa para o nosso grupo, e como uma forma de incentivar o surgimento de políticas públicas", diz Geordy.

O curso de design de moda iniciou-se hoje com uma aula sobre a história das bolsas - evolução do design, influências artísticas e a bolsa como identidade. A aula fez um passeio da antiguidade à contemporaneidade, mostrando a metamorfose de materiais, formatos e utilidades do acessório.

Os cursos, tanto de bolsas quanto de calçados - este último iniciado há uma semana -, acontecem simultaneamente, com aulas às sextas-feiras (das 14 às 17:30 e das 18 às 22 horas) e sábados (de 8:00 ao meio-dia e das 14 às 18 horas), e seguem até julho do próximo ano com aulas no departamento de Engenharia de Produção.

Filipi Gustavo - Coordcom UFPI