CNPq aprova projeto da UFPI sobre raça de ovinos no interior do Estado

20/08/2010 16:50

A Universidade Federal do Piauí teve mais um de seus projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desta vez envolvendo estudos com a raça de ovinos do tipo Santa Inês no Estado. Segundo os pesquisadores envolvidos, o projeto visa a consolidação e o fortalecimento da pós-graduação em áreas estratégica, como Ciências Exatas e da Terra, Engenharias,
Agrárias, Ciências da Saúde e Interdisciplinares.

O projeto foi intitulado de Caracterização fenotípica e genética de ovinos da raça Santa Inês criados no Estado do Piauí e ficará sob a orientação do Prof. José Lindenberg Rocha Sarmento, do Campus Cinobelina Elvas em Bom Jesus.

A raça Santa Inês é atualmente a mais criada e a que tem despertado maior interesse por parte de criadores dotados de maior visão empresarial e de grandes investidores na área. Preocupado com o futuro desta raça no Piauí, o Prof. Lindenberg Sarmento, juntamente com outros pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFPI, vêm trabalhando para desencadear um programa de melhoramento genético da raça no Estado.

A execução do projeto será de grande valia para servir como ponto de partida para o início ao Programa de Melhoramento Genético de Ovinos de Corte do Piauí - PROMOPI.