Palestras marcam o Dia do Economista nesta sexta-feira (13)

11/08/2010 10:18

No dia 13 de agosto é comemorado o Dia do Economista. A data lembra a regulamentação da profissão em 1951, com a criação da Lei n°1.411, sancionada pelo Presidente Getúlio Vargas. O profissional de economia estuda e pesquisa as maneiras de distribuir de forma eficiente os recursos de uma sociedade como trabalho, matéria-prima e produção de bens e serviços. E com o objetivo de homenagear esses profissionais, o Departamento de Ciências Econômicas da UFPI e o Conselho Regional de Economia - PI promovem, nesta sexta-feira (13) O Dia do Economista.

O evento terá início com uma Sessão Solene em homenagem aos economistas, a ser realizada na Câmara Municipal de Teresina, às 10h, seguida de um coquetel de abertura às 11h. As palestras começarão à tarde logo após a abertura, marcada para as 16h no auditório Prof° Noé Mendes - CCHL/UFPI. O primeiro palestrante do evento é o Prof° Dr° Francisco de Assis Veloso Filho, do Departamento de Geografia e História - UFPI, com a palestra intitulada Economia Piauiense: desempenho recente, arranjos produtivos e programas federais.

Logo em seguida, às 17:50h a Profª Drª Jaíra Maria Alcobaça Gomes, do Departamento de Economia - UFPI, vai abordar o tema Economia e Natureza: um olhar para o futuro. E encerrando o evento, às 19:30h o Prof° Dr° Wilson Cano, da UNICAMP, ministrará palestra sobre A Crise e um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. A palestra final será seguida de um coquetel de encerramento.