XVIII Reunião Brasileira de Conservação do Solo apresenta trabalhos

09/08/2010 15:37

Estão sendo expostos e apresentados a partir de hoje, 09, 558 trabalhos de profissionais, estudantes de graduação e de pós-graduação de universidades e outras instituições de ensino e pesquisa de vários estados brasileiros, na XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. O evento está sendo realizado em Teresina, no Rio Poty Hotel, até o próximo dia 13, sendo uma iniciativa da Embrapa Meio Norte em parceria com a Universidade Federal do Piauí.

Entre os trabalhos de pesquisa que estão sendo apresentados através de pôsteres, está a de Adailton Conceição dos Santos, que é mestrando pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O trabalho tem como tema "Atividade de um latossolo amarelo coeso cultivado com mamoeira e irrigado com efluente de esgosto doméstico tratado". Segundo Santos, a aplicação do efluente de controle da poluição é uma alternativa viável para aumentar a disponibilidade hídrica. Mas ele faz um alerta: "Essa aplicação também apresenta riscos ao meio ambiente, pois contêm uma série de produtos de origem orgânica, apesar de que durante a pesquisa não foi constatado nenhum prejuízo ao meio ambiente", falou. Adailton realizou sua pesquisa no município de Cruz das Almas - BA, e utilizou como método de estudo lagoas de estabilização para a aplicação do efluente.

Além de exposições com pôsteres, haverão também exposições orais de 48 trabalhos escolhidos pela comissão organizadora do evento. Na manhã desta segunda-feira (09), a XVIII RBMCSA contou com as conferências proferidas pelos professores Eliseu Alves e José Eloir Denardin. A programação segue pela tarde com mais quatro Sessões Técnicas.

A XVIII RBMCSA é promovida pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e sempre acontece em anos ímpares, antecedendo o Congresso Brasileiro de Solo, realizado em anos pares. O diretor tesoureiro da entidade, Reinaldo Bertola Cantarutti, está participando do evento e representando a SBCS, que tem como presidente Flávio Anastácio Camargo.

"Percebemos que há uma inovação no tema central desta edição da Reunião, com ótima qualidade dos palestrantes convidados, trazendo novas visões para o tema central "Novos caminhos para a agricultura conservacionista no Brasil". O evento amplia os temas, na medida que extrapola para outras áreas do meio ambiente. Hoje há uma consciência muito grande do produtor com a conservação de áreas onde desenvolve culturas, não só do solo, mas da água, sobretudo se considerarmos que o maior consumo de água potável não é o urbano e sim o agrícola, portanto temos que falar não só em aumentar a eficiência do uso, mas também a conservação, e conservação da água implica em conservação do solo e os produtores estão preocupados com essa questão", disse Cantarutti, engenheiro agrônomo, com doutorado em solo e nutrição de plantas.