Professor de Estatística da UFPI apresentará trabalho em Florianópolis-SC

06/08/2010 11:49

Fernando Ferraz do Nascimento, professor do curso de Estatística da UFPI, teve trabalho selecionado para apresentar na 25º International Biometic Conference, que será realizada em Florianópolis entre os dias 5 e 10 de dezembro.

"Regression models for exceedance data via the full likelihood" é o título de seu trabalho, o qual se baseia em estimar eventos extremos, tais como grandes quantidades de chuvas, vazão de rios e temperaturas. O trabalho visa  calcular a probabilidade de haver um valor muito alto nos dados, que são valores que causam prejuízos para a sociedade tais como quantidades altas de chuvas, que pode provocar inundações e temperaturas muito altas, aumentando a incidência de algumas doenças e maior desidratação. Saber a probabilidade de que estes extremos aconteçam pode ajudar as autoridades em um plano de prevenção dos danos que estes eventos podem provocar.