Construção de Espaços Integrados melhora qualidade de ensino da UFPI

06/08/2010 11:38

Para atender às crescentes demandas da comunidade acadêmica, a Universidade Federal do Piauí está investindo na construção de espaços de Ensino Integrados. Estes espaços servem de suporte ao crescimento do Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina. "A universidade cresce em qualidade e quantidade. Para dar suporte a isso, estamos entregando a comunidade universitárias salas de aula modernas, confortáveis, prontas para atender os alunos e professores", destaca o reitor Luiz Júnior.

O primeiro Espaço Integrado foi inaugurado em setembro do ano passado (2009) e fica localizado entre a Biblioteca Central Carlos Castelo Branco e o Centro de Ciências da Educação (CCE). O espaço tem 1.208,7 m² de área construída, e é composto por 12 salas de aula, além de dois laboratórios de informática com 12 computadores cada, dois banheiros, dois vestiários e depósitos. Na construção do módulo, a UFPI investiu cerca de 1,6 milhão de reais, oriundos de recursos próprios.

Primeiro Espaço Integrado já está sendo utilizado

Outro Espaço Integrado, construído ao lado do RU Central, foi recentemente finalizado. O prédio de dois andares possui 10 salas de aula equipadas com data show e com capacidade para 60 alunos, duas baterias de banheiros, contendo sanitários, chuveiros e vestiários, além de uma passarela construída especialmente para garantir o acesso aos alunos portadores de deficiência.

Módulo recém-finalizado será inaugurado em algumas semanas

Este espaço tem a finalidade de atender a todos os cursos, especialmente às necessidades temporárias dos novos cursos que a universidade está ofertando, dentre eles Moda, Estatística, Arqueologia e Engenharia, cujos blocos ainda estão em fase de construção. O valor final da obra foi de R$ 916.293,69. A Administração Superior ainda deve construir um novo módulo ao lado do atual espaço integrado. O novo bloco será espelhado e conterá 14 salas, com duas salas a mais em cima e embaixo, além de todo o aparato funcional, e que podem vir a ser usadas como laboratório.

Todos os espaços possuem passarelas de acesso para deficientes

Atualmente, um terceiro Espaço Integrado está em fase de conclusão no Campus Petrônio Portela. O módulo está localizado no CCA e possui um total de 9 salas de aula, cada uma contendo dois splits e um data show, sendo 5 no andar superior e 4 no inferior, além de um laboratório de informática. O módulo contará com duas baterias de banheiros amplos com box especial para deficientes, chuveiros, vestiários e também uma passarela para garantir o acesso de alunos portadores de deficiência. O orçamento final da obra, que está em fase de acabamento, é de R$ 1.383.260,03.

Obra será construída em tempo recorde de 10 meses

Este novo centro vai atender às necessidades da comunidade acadêmica, em especial alunos, professores e servidores lotados no Centro de Ciências Agrárias. A obra, iniciada em janeiro desse ano (2010), já tem prazo de entrega para outubro, completando um rápido e eficiente trabalho de 10 meses. Segundo o mestre de obras Francisco Barros Soares, ainda serão construídos um estacionamento e uma via asfáltica para o acesso direto ao prédio, além da urbanização da área. A Administração Superior anuncia que em Picos também já está sendo construído um módulo similar com previsão de entrega ainda para esse ano.

O prédio está em fase final de acabamento