UFPI cresce 73% e deve dobrar de tamanho até 2012

04/08/2010 09:59

Com o início do segundo período letivo de 2010 na UFPI, muitos alunos estão realizando o sonho de estudar em uma Universidade Pública de qualidade. E para ter qualidade é preciso investimento. Pois é isso que a UFPI vem fazendo nos últimos cinco anos. Desde a sua fundação em 1971 até o ano de 2004, a UFPI somava um total de área construída de 135.951,96 m². Somente nos últimos cinco anos esse número foi de 99.957,50 m², o que representa um crescimento de 73,52% de área construída na atual gestão. De 2005 até 2010 a UFPI investiu R$ 218 milhões somente em infraestrutura.

Hospital Escola é a maior obra da história da UFPI

De 2005 até 2010 foram 274 salas de aula construídas e 109 reformadas, no Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina e nos campi de Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus. As novas salas primam pelo conforto. Todas são amplas, equipadas com aparelhos de ar-condicionado split e tem capacidade de receber até 70 alunos. Se contabilizarmos somente as 274 salas construídas desde 2005 recebendo a sua capacidade máxima de alunos durante os três turnos, a UFPI seria capaz de atender 57.540 alunos, o que representa mais de três vezes a quantidade de alunos que estudam hoje na Universidade, cerca de 18 mil. Além de salas de aula, a atual gestão também construiu 329 salas de professores, 216 laboratórios e consultórios, 10 auditórios, 5 bibliotecas e 6 restaurantes, além de reformar dois.

A substituição das telhas de amianto pelas termoacústicas garantem mais conforto

Os alunos que ingressam no Campus Ministro Petrônio Portela nesse segundo período de 2010 vão contar com dois espaços de Ensino Integrado, um deles recém concluído. Esses espaços contam com salas equipadas com data show, banheiros com vestiários e rampas de acesso para portadores de deficiência. Para o estudante de educação física Kelson Torres, que assiste aula no Espaço de Ensino Integrado ao lado da Biblioteca Central, muita coisa mudou desde que ele entrou na UFPI em 2008. "É um privilégio estudar em salas de aula bem estruturadas e confortáveis, isso vai estimulando o aluno", afirma o estudante.

Vista aérea da UFPI em Novembro de 1980

Em breve, a UFPI também ganhará um Cine Teatro e as novas instalações dos cursos de Moda, das Engenharias e Arqueologia, além de vários outros  espaços importantes em Teresina e no interior. Em Floriano, por exemplo, o novo campus está sendo totalmente construído para atender a comunidade universitária. Além, é claro, da maior obra da história da universidade que deve ser entregue até o final do ano, o Hospital Escola.

Centro de tecnologia terá um prédio para cada uma das novas engenharias

Para o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior muito mais que estrutura, a UFPI vem investindo em qualidade. "Uma coisa depende da outra. E estamos trabalhando em todas essas frentes. Se por um lado estamos dando estrutura para a garantia de que os alunos e professores possam ter condições de crescer em ensino, pesquisa e extensão, por outro investimos em mais apoio a pesquisa, pós-graduação e assistência estudantil", ressalta.

Os números referentes à assistência estudantil na UFPI também impressionam. Somente no ano de 2010, são quase 8 mil alunos beneficiados. Ou seja, quase a metade dos alunos que estudam na universidade recebem algum tipo de assistência. Em Teresina e Parnaíba, alunos estão tendo condições de permanência na Universidade graças à residência universitária, que também chegará em breve aos outros campi. A UFPI  ainda mantém atualmente 11 modalidades de auxílio estudantil, como bolsa permanência, auxílio alimentação, auxílio transporte, serviço odontológico, além dos RUs que servem diariamente mais de 5 mil refeições.

Foto 1980: Muller

Fotos atuais: Aureliano Muller