1ª Dissertação de Mestrado da Expansão marca história da UFPI

02/08/2010 11:02

O dia 30 de julho de 2010 vai ficar na história do Programa de Expansão da Universidade Federal do Piauí. É que menos de quatro anos depois da instalação do Campus Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus-PI, foi apresentada a primeira dissertação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP).

O evento contou com a presença do Reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, pró-reitores, vários professores e alunos do CPCE e do Colégio Agrícola de Bom Jesus, além de representantes do BNB, empresas do setor agrícola e produtores.

Na abertura da solenidade o Coordenador do PPGSNP, professor Júlio César Azevedo Nóbrega fez um breve histórico sobre a superação das dificuldades na criação do Programa e o sucesso ascendente e recente do mesmo. Ele ainda agradeceu o apoio incondicional da Diretoria do CPCE e da Administração Superior da UFPI.

Antes da apresentação do trabalho intitulado "Preparo de solo e nitrogênio na formação de mudas de castanha-do-Gurguéia", apresentado pelo mestrando Raimundo Falcão Neto, o reitor da UFPI recebeu placa de agradecimento dos coordenadores do Programa, pela efetiva contribuição destinada ao crescimento do campus e da região. "É um dia histórico para todos nós que fazemos a universidade. Muitas foram as críticas contra a instalação do campus. Alguns pensavam que não era viável um campus tão longe da capital. Hoje foi provado que é sim. E mais, aqui se constrói conhecimento de alto nível. Bom Jesus hoje é modelo para todo o país e orgulho para todos nós", ressaltou Luiz Júnior.

O mestrando falou da importância do tema para a economia local. "O trabalho ampliou significativamente o conhecimento que tínhamos a respeito da produção de mudas, no caso especificamente da produção de mudas da castanha-do-gurguéia", declara o mestrando Falcão Neto.

O campus Cinobelina Elvas iniciou suas atividades há menos de quatro anos, em 2009  teve o Programa de Mestrado de Solos e Plantas aprovado junto a Capes/MEC. O objetivo do mestrado é qualificar profissionais para exercer atividades de pesquisa e ensino, com conhecimento em ciência do solo e nutrição de plantas para atuar nas instituições de ensino, pesquisa e de agronegócio, principalmente na região Meio-Norte do Brasil.