Professor da UFPI participa de Congresso na Polônia

26/07/2010 16:29

O Professor da Universidade Federal do Piauí, Leonardo Sousa Carvalho, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano, participou do 18th International Congress of Arachnology realizado na cidade de Siedlce, na Polônia. O congresso é organizado pela Universidade Polonesa (Akademia Podlaska) e pela Sociedade Internacional de Aracnologia.

O evento, que aconteceu no período de 11 a 17 de julho, teve a participação de cerca de 250 pesquisadores de 53 países, com a apresentação de aproximadamente 220 painéis, 10 palestras magnas e diversos simpósios. Apenas 14 brasileiros participaram do congresso, sendo apenas dois do Nordeste.

Segundo o professor, que apresentou cinco trabalhos seus na ocasião, no congresso foram abordados temas atuais sobre taxonomia, sistemática, morfologia, ecologia, história natural, etologia, bioquímica, paleontologia e evolução de aranhas, escorpiões, opiliões e outros aracnídeos.

Os trabalhos do prof. Leonardo foram desenvolvidos em parceria com pesquisadores de diversas instituições nacionais (Instituto Butantan, Universidade de São Paulo, Museu Paraense Emílio Goeldi Universidade Federal do Pará e Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) e internacionais (Centro Internacional de Agricultura Tropical e Université Pierre et Marie Curie), e tratam de assuntos diversos dentro da aracnologia, como ecologia de comunidade de aranhas e citogenética aracnídea, entre outros.

O professor destacou que a participação neste tipo de evento internacional serve para realizar uma atualização dos conhecimentos sobre os mais diversos temas que envolvem as pesquisas com aracnídeos e seus parentes mais próximos (os quelicerados); além de promover a interação de pesquisadores do mundo inteiro, permitir a troca de informações e promover a criação de parcerias entre os pesquisadores.