Brasil Brasil Acesso

Notícias

UFPI substitui telhados de amianto por telhas termoacústicas

UFPI substitui telhados de amianto por telhas termoacústicas

21/07/2010 11:40

Segundo especialistas em saúde, o uso do amianto pode provocar doenças ligadas às substâncias nele contidas. Isto porque, o amianto solta fragmentos microscópicos no ar que podem provocar diversas doenças pulmonares quando inaladas, inclusive alguns tipos de câncer. Pesquisadores revelam ainda que mais de um milhão de pessoas podem morrer até 2030 devido às doenças ligadas à substância.

Com o intuito de melhorar a qualidade de vida e proporcionar maior conforto para a comunidade acadêmica, a Universidade Federal do Piauí vem investindo em novas tecnologias, como a utilização de telhas termoacústicas, que estão sendo instaladas no teto dos blocos em substituição às antigas telhas de amianto. Com isso, a UFPI vem assegurando melhorias significativas nos ambientes de estudo e trabalho dos usuários. "Nosso objetivo é garantir mais conforto e segurança a todos. As antigas telhas de amianto são prejudiciais a saúde e não são adequadas ao nosso clima", destaca o reitor da UFPI, Luiz Júnior.

As telhas termoacústicas, conhecidas como sanduíche, possuem um miolo de poliuretano (mais conhecida como isopor) que apresenta isolamento acústico e baixo coeficiente de condutividade térmica. Tal propriedade contribui para diminuição da temperatura dentro desses ambientes, além de retardar a propagação de chamas pelo teto em caso de incêndios. Fabricadas com aço galvanizado, as novas telhas possuem pintura eletroestática, método aplicado para combater a corrosão da peça.

A troca dos telhados foi iniciada ano passado nos blocos mais antigos, próximos à administração superior. Segundo a Prefeitura Universitária, as obras já ultrapassam a porcentagem de 90% concluídas, e até o final de agosto estarão terminadas.

Nos campi do interior, as obras que foram iniciadas no segundo semestre já possuem as novas telhas e as anteriores estão em fase de orçamento. De acordo com o prefeito universitário, Francisco Monteiro, a nova tecnologia traz uma série de benefícios à comunidade acadêmica, que usufrui de alguma forma dos ambientes da instituição. "Como os componentes dessa telha oferecem uma resistência nas trocas constantes de calor externo e interno nas edificações, teremos o uso moderado de equipamentos para refrigeração e uma sensível redução dos ruídos externos", relata.

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.