Concurseiros lotam biblioteca da UFPI nas férias

15/07/2010 17:54

Mês de julho, finalmente um merecido descanso após seis cansativos meses estudando e fazendo provas, certo? Não para os concurseiros. Responsáveis por boa parte da movimentação do mês de julho na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco, os concurseiros representam uma grande fatia entre os 5.055 visitantes diários - em média - que ela recebe.

Segundo Francisco dos Santos, assistente administrativo e funcionário da biblioteca da UFPI há 31 anos, os concurseiros são facilmente reconhecidos. Eles sempre trazem seu próprio material e na época de férias ficam o dia inteiro debruçados sobre os livros, enquanto no período letivo usualmente só vêm à noite.

Segundo Francisco, todos os estudantes acabam estreitando sua relação com a universidade e com os funcionários com o passar do tempo. "A universidade termina fazendo parte da vida de todo mundo. Tem alguns que quando passam em vestibulares ou concursos ligam pra cá e dão o endereço pra gente ir pra festa. Ontem mesmo veio aqui um que passou num concurso pra Procurador em Rondônia, Guilherme, e ficou um tempo conversando com a gente. Ele mora fora, mas sempre que vem a Teresina passa aqui pra ver todo mundo".

A gratidão com os funcionários da biblioteca é sentida nestes pequenos gestos de quem sucede e volta para bater um papo, ou em manifestações como a carta recebida no início do mês por um ex-frequentador da biblioteca - Enio Carneiro - que passou em um concurso para Auditor Fiscal. Leia a carta aqui.

Além de contar com o maior acervo de livros do Piauí e acesso gratuito à internet, a BCCB é a preferida dos estudantes pelo fácil acesso e a tranquilidade do ambiente. Laís Sá contabiliza seis anos de frequência à biblioteca, que fez parte da sua aprovação no vestibular e hoje,  formada em Enfermagem, é o ambiente escolhido para estudar para concursos e para a prova de Residência.

"Chego por volta das 3 da tarde e saio 9 da noite. Gosto daqui porque não tem distrações pra me atrapalhar, como lá em casa tem". Laís também lamenta o fato de não ser mais aluna da universidade."Fico triste porque não vou mais poder pegar livros na biblioteca para estudar em casa", afirma a estudante.

Filipi Gustavo - Coordcom UFPI