UFPI realiza treinamento sobre cultivo de células tronco

14/07/2010 15:33

O grupo de pesquisa Morfologia de Animais de Produção do Centro de Ciências Agrárias (CCA) realizou durante esta semana um treinamento sobre cultivo de células-tronco. Destinado a alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Piauí, o curso teve duração de dois dias e foi ministrado pela Professora Dra. Maria Acelina Martins de Carvalho e pelo Professor Dr. Flávio Ribeiro Alves.

Segundo os ministrantes do treinamento, o curso foi dividido em duas partes: uma teórica e outra prática. Na primeira foram introduzidos conhecimentos referentes à Biologia do desenvolvimento de células-tronco enfatizando seu uso em terapia celular. "Nosso intuito era fazer com que os orientandos tomassem conhecimento dos principais temas relacionados ao seu objeto de estudo, que são as células-tronco", argumenta Maria Acelina.

Isolamento de células-tronco

Já na parte prática, os participantes do curso puderam desenvolver a coleta, isolamento e expansão das células-tronco do tipo hematopoiéticas e mesenquimais. Dentre as atividades realizadas enumeram-se as práticas de cuidados em laboratório especializado neste tipo de célula, bem como preparação para meios de cultivo e o uso de equipamentos de laboratório de células-tronco.

"Através desse treinamento, os pesquisadores da área estarão mais bem preparados para o desenvolvimento de seus projetos, além de entenderem melhor o uso das células no tratamento de doenças", pontua Flávio Ribeiro.

Professores responsáveis pelo treinamento