UFPI sedia I Encontro Regional de Estudantes de História

13/07/2010 17:04

Começou nesta terça (16) e vai até sábado (17) o I EREH-NE - Encontro Regional dos Estudantes de História do Nordeste. Pela primeira vez acontecendo no Piauí, o evento está promovendo mini-cursos, grupos de trabalho, oficinas, mesas redondas e simpósios. Tendo como tema deste ano "Entre Marx e Foucault: um debate sobre o fazer historiográfico", o evento não se limita a gerar discussões sobre a obra dos dois historiadores, mas também propõe debates sobre a História nas universidades, opressão social e a regulamentação do ofício de historiador.

O evento é coordenado pelos Centro Acadêmicos dos cursos de graduação em História da UFPI e da UESPI. Universidades Federais e Estaduais de todo o nordeste participam, com exceção de Sergipe. São 350 estudantes inscritos e credenciados no encontro, fora os visitantes, que participam de atividades das 9 da manhã às 21 horas - encerrando o dia sempre com uma atração cultural.

Rafael Veloso, membro do CA de História da UFPI e um dos coordenadores do EREH, explica um pouco da proposta do encontro deste ano. "Para nós, eles [Foucault e Marx] são dois historiadores que têm muito destaque no meio acadêmico. Não que o encontro se resuma a essa rivalidade. A idéia não é polarizar, mas criar um debate entre estes dois, que são pensadores muito pesquisados nas universidades".

O evento segue até sábado, e você pode conferir a programação AQUI.

Para mais informações, visite o site oficial do EREH-PI 2010.