Campus de Picos inicia as aulas do PARFOR

06/07/2010 09:00

Teve início na última segunda-feira (05), no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, as aulas do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), cujo objetivo  é atender a demanda de professores das redes estaduais e municipais de ensino sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira – LDB (Lei nº 9394/1996).

Segundo o Educacenso de 2007, cerca de 600 mil professores em exercício na educação básica pública não possuem graduação ou atuam em áreas diferentes das suas licenciaturas. Baseados nesses dados o PARFOR pretende atingir esses profissionais e formar cerca de 330 mil professores que atuam na educação básica e não são graduados, em um período de cinco anos.

No Campus de Picos, o PARFOR teve inicio com os cursos de licenciatura em Letras Português, Pedagogia, Matemática e História, atendendo aos professores da região. A primeira etapa teve inicio dia 05 de julho e vai até o mês de agosto.

A abertura das atividades aconteceu com uma palestra no auditório do campus dirigida aos novos alunos, professores e coordenadores dos cursos, enfatizando a proposta do PARFOR. Na ocasião, estavam presentes professores do Campus de Teresina (Maria do Socorro Leal, José Ribamar Batista e Sebastião Teixeira Lopes), além da Direção do Centro, coordenadores, professores e alunos do Campus de Picos.