Alunos de apicultura do campus de Bom Jesus realizam visita técnica

28/06/2010 11:58

Alunos da disciplina de apicultura dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia do campus da UFPI de Bom Jesus, realizaram no último dia 19, uma visita técnica à microrregião de Simplício Mendes, a 380 km de Bom Jesus.

Na oportunidade os mesmos visitaram a experiência da Cooperativa Mista de Apicultores da microrregião de Simplício Mendes (COMAP) e puderam visualizar na prática etapas importantes da Cadeia Produtiva Apícola, tais como: Unidade de extração de produtos apícolas (com selo de orgânico), entreposto de mel tipo exportação, beneficiamento de cera de abelhas e uma fábrica de colméias em grande escala.

A turma foi recebida por Paulo José, diretor administrativo da Cooperativa, que conta com cerca de 1000 apicultores distribuídos em 35 associações de nove municípios, produzindo cerca de 200 toneladas de mel por ano, onde 90% é destinado ao mercado internacional de mel convenvional, de orgânicos e para o comércio justo (Fair Trade).

Para o aluno do curso de Zootecnia, José Henrique, a experiência da cooperativa de Simplício Mendes é um exemplo a ser seguido. "É extraordinário ver que pequenos produtores de uma região semiárida se organizaram e são capazes de colocar o seu mel nos mercados mais exigentes do mundo", conclui.