Avaliação de projetos do PIBIC e PIBIC-AF segue até quarta (30)

28/06/2010 11:06

Teve início na manhã desta segunda-feira (28) e segue até quarta (30), a reunião do Comitê de Avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC-AF.

O Comitê é formado por representantes internos, através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, externos (CNPq) e consultores ad hoc. Segundo a professora Jaíra Acobaça, Coordenadora Geral da Pesquisa, o objetivo da reunião é avaliar os projetos que foram cadastrados através do PIBIC e PIBIC-AF. Este ano foram ofertadas 360 bolsas para o PIBIC e 24 bolsas para o PIBIC-AF.

A Universidade Federal do Piauí vem investindo cada vez mais na iniciação científica para garantir que o jovem faça pesquisa desde o início da sua vida acadêmica. Em 2004 a UFPI oferecia 144 bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC). A partir de 2005, a Universidade passou a dar a contrapartida de igualar o número e o valor das bolsas do CNPq, garantindo um aumento significativo no número de benefícios para o aluno pesquisador. Em 2010 esse número já chega a 360 bolsas de incentivo à pesquisa no valor de R$ 360,00, o que representa um aumento de 150%.