Parto normal é tema de curso de extensão em enfermagem realizado pela UFPI

24/06/2010 08:39

Uma iniciativa da Universidade Federal do Piauí, teve encerramento na tarde desta quarta-feira o curso "Competências Gerenciais do Enfermeiro em Ambiente Obstétrico e Neonatal - A Maternidade em Foco", na Maternidade Dona Evangelina Rosa. O evento teve como público alvo os profissionais de enfermagem da própria instituição e abordou as quinze competências gerenciais do enfermeiro, um tema novo e ainda pouco explorado nos cursos de graduação da área.

Segundo a coordenadora do evento, professora Elaine Moura, iniciativas como essa são de fundamental importância para a reciclagem do enfermeiro e capacitação em novas técnicas. "Aproveitando o gancho da recente inauguração aqui na maternidade de um Centro de Gerenciamento da Maternidade nós decidimos esse ano realizar o curso focado no ambiente obstétrico justamente como forma de aliar os conhecimentos das enfermeiras da obstetrícia com as técnicas das competências gerenciais. Através dessa capacitação as enfermeiras poderão, por exemplo, realizar um parto normal com toda segurança mesmo na ausência do médico", enfatiza.

Coordenadora do curso, professora Elaine Moura

É a terceira vez que o curso ocorre, todas às vezes em cenários e ambientes de cuidados diferentes. Alunos do 7º período de Enfermagem da UFPI ajudaram na preparação do curso e foram monitores do evento. Para a gerente de enfermagem da Maternidade, essa é uma experiência única para as profissionais da área. "Além de abordar uma temática interessante que muita gente desconhece, a realização do curso aqui no ambiente de trabalho possibilitou que muitas enfermeiras participassem. Os professores da UFPI estão de parabéns por essa iniciativa e espero que essa possa ser estendida para outras cidades", conclui.