Reisado e cultura popular marcam o  VIII Seminário de Tradições Brasileiras

Reisado e cultura popular marcam o VIII Seminário de Tradições Brasileiras

22/06/2010 00:09

Desde o dia 18 de junho acontece o XXXIV Encontro Nacional de Folguedos do Piauí, festa popular que reúne apresentações culturais populares como quadrilhas, festivais de viola, reisados e outras manifestações típicas da nossa região. Dentro do encontro acontece também o Seminário de Tradições Brasileiras, que este ano em sua oitava edição tem como tema "História, memória e folguedos".

A Abertura do Seminário aconteceu nesta segunda-feira (21),  na Universidade Federal do Piauí com uma exposição fotográfica - Retrospectiva Fotográfica - Encontro Nacional de Folguedos - e prosseguiu pela tarde com uma apresentação do Reisado de Nazaré (do município de Nossa Senhora de Nazaré) e uma solenidade, iniciando oficialmente o evento.

Estiveram presentes na solenidade o Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Rio de Janeiro, Américo Córdola; Afonso Furtado, membro do Conselho Estadual de Cultura do RJ; a presidente da FUNDAC - PI, Sônia Terra; a Pró-reitora de extensão da UFPI, Glória Moura; a superintendente da IPHAN no Piauí, Dilma Figueiredo,  além dos mestres de reisado mestre Domingos e mestre Severo.

Este ano os Folguedos fazem uma homenagem ao reisado, dança popular religiosa com que se festejava a véspera do dia de reis, mas hoje é dançado em qualquer época do ano e tem temas variados, apesar de ainda calcado na religiosidade e recheado de simbolismo cristão.

Após a apresentação do reisado do Mestre Domingos, este foi condecorado com uma faixa colorida ornamentada com enfeites que simbolizam os presentes dos três reis magos, e com a Estrela Guia, ambos coroamentos simbólicos concedidos pela Federação de reisado do Rio de Janeiro, através de Afonso Furtado. Mestre Domingos é a segunda pessoa no Brasil a receber a faixa e a estrela, sendo que o  primeiro foi o  mestre Severo.

O Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Américo Córdola, falou um pouco sobre o reisado e sobre a necessidade de manter viva a cultura popular."É preciso que haja um fortalecimento da nossa cultura popular, o povo precisa conhecer mais. Ninguém ama o que não conhece. Por isso estamos com um projeto ainda piloto  em Brasília de fazer um processo de inclusão dos mestres da cultura popular nas universidades, para junto com os mestres da academia construírem cursos de extensão, onde os mestres darão aula", disse.

Américo Córdola  também falou sobre  novas táticas de revitalização da cultura popular. "Os jovens estão tendo valores trocados por conta da cultura de massa, da indústria cultural, mas nós não somos contra tudo isso, queremos que haja um equilíbrio. Para isso estamos com projetos de jogos eletrônicos, por exemplo, com temática popular brasileira. Jogos sobre a capoeira, sobre os nossos mitos, etc."

Os Folguedos continuam até dia 27 na Vila Olímpica do Albertão, e o VIII Seminário de Tradições Brasileiras na UFPI vai até dia 23, com palestras e mesas redondas. Confira a programação:

DIA 22/06 -TERÇA FEIRA

15:00h - Palestra: A Cultura Sergipana e o Samba de Roda.
Palestrante: Maria Ione do Nascimento - Presidenta da Associação Folclórica de Lagarto - Grupo Samba de Roda - Sergipe.
Coordenador: Dilma Andrade - Programa Mais Cultura - FUNDAC

16: 30h - Palestra: Hoje tem espetáculo? Tem si Sinhô.
Palestrante: Prof. Dra. Zozilena de Fatima Fróz Costa
Convidados: Alfredo Peres - Escola de Circo - Vivendo e Aprendendo
Coordenador: Severino Santos - Graduado em História UESPI / Gerente Técnico - FUNDAC

20:00h - Atividade Cultural: Dança do Balaio e Exibição do Circo - Coreografia de Ellen Brito.
Local: Mini Teatro da Comunicação Social do CCE - UFPI

DIA 23/06 - QUARTA FEIRA

15:00h - Mesa-Redonda "Cultura, Saberes e Tradição"
Expositores: João Miguel Sautchuk (UFPI), Zozillena Fróz (UFPI), Pedro Costa (Cordelista).
Coordenador: Chagas Vale - Arte Educador - Diretor de Ação Cultural - FUNDAC
Local: Auditório do CCHL / UFPI).

16:30h - Mesa Redonda: O Bumba meu boi em Teresina - Danças e Contradanças na Arena da Política Cultural.
Expositor: Francisco da Silva Pereira - Graduado em História - UFPI e Mestrando em Políticas Públicas - CCHL/UFPI.
Convidados: Mestre Rato (Elvis) - Bumba Meu Boi Riso da Floresta - Teresina-PI;
Luzia Amélia - Coreógrafa - Cia. Luzia Amélia
Coordenador: Milton Florêncio - Coordenador de Gestão Predial - FUNDAC.

15:00-17:00 - Paralelo Apresentação cinema/documentário sobre temática dos "saberes" e da "tradição"
Coordenadores: May Waddington - Profº Dra. UFPI e Ricardo Augusto - Historiador - IPHAN.
Local: Sala de vídeo do CCHL/UFPI.

18:00h - Atividade Cultural: - Bumba-meu-Boi
Local: Mini Teatro da Comunicação Social do CCE - UFPI.

Filipi Gustavo - Coordcom UFPI