Feira de Ciências encerra as comemorações da Semana do Químico

18/06/2010 15:50

Dia 18 de junho é o dia nacional do Químico, e para celebrar este dia acontece na UFPI a Semana Acadêmica de Química com o tema "Tendências e aplicabilidades da Química". É o segundo ano consecutivo que o curso de Química prepara uma programação especial para a data - que existe desde 1956, e foi criada em comemoração à criação do Conselho Nacional de Química, que se instituiu dia 18 de junho daquele ano.

O evento teve início na quarta-feira (16) e já contou com palestras, mini-cursos e mesas redondas, e termina hoje (18) às 18 horas com uma confraternização que acontecerá no auditório do curso de farmácia, no CCS, envolvendo docentes e acadêmicos de Química da UFPI.

Durante a tarde inteira ocorre uma Feira de Ciências organizada por alunos de vários períodos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química. A feira está recebendo alunos das escolas da rede pública e privada de Teresina, mas é aberta também a todo o público. A mostra de experiências acontece dentro de vários laboratórios do departamento e também ao ar livre.

Kairo Rodrigo, membro do Centro Acadêmico de Química e um dos organizadores do evento explica a relevância da feira de ciência para os alunos das escolas: "Os alunos ficam bem mais interessados em Química, principalmente quando a gente fala sobre coisas como ácidos. Eles descobrem que na verdade ácidos têm várias outras utilidades e efeitos, totalmente diferentes do que eles imaginam". Para os estudantes, este contato com a química, principalmente se feito através de experiências e fenômenos mais palpáveis, é um importante estímulo, pois pode fazer aflorar o gosto pela ciência.

Filipi Gustavo - Coordcom UFPI