Empossados mais quinze professores para o Curso de Medicina na UFPI

18/06/2010 10:28

O reitor da Universidade Federal do Piauí Luiz de Sousa Santos Junior empossou, na tarde desta quinta-feira, 15 novos professores para o curso de Medicina. Os docentes vão fazer parte do corpo Clínico-Docente do Hospital Universitário e são em sua maioria doutores e mestres em diversas especialidades, incluindo Juan Gutierrez, natural do Chile, e Paulo Nunes, que opera um dos equipamentos de cirurgia vascular mais modernos do mundo. Com os novos contratados, a UFPI chega à marca de 989 servidores,  dentre os quais 744 docentes e 245  servidores técnicos-administrativos admitidos ao longo de cinco anos.

Os professores empossados Jussara Cavalcante e Paulo Nunes.

O Reitor afirmou que a constante contratação de doutores e mestres é uma maneira de aumentar os incentivos financeiros. "O desafio que esses professores têm pela frente é o de investir em projetos para que a Universidade consiga aumentar sua criação de conteúdo intelectual e alcance as metas dadas pelos Ministérios, cumprindo sua real função na sociedade". O reitor afirmou ainda que a Universidade pretende instalar em 2011 cursos de mestrado e doutorado em medicina.

Durante a cerimônia o Prof. Paulo Nunes falou do moderno equipamento que a UFPI adquiriu, um aparelho hemodinâmico de cateterismo cardíaco, neurológico, do sistema circulatório e dos órgãos. "É um aparelho híbrido, pois funciona para cateterismos neurológicos, cardíacos e periféricos, trabalha com quimioterapia interna nos órgãos, além de ser um tomógrafo computadorizado". O professor ressaltou que em todo o Brasil só existem dois equipamentos desse tipo,um na UFPI e outro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Dentre as especialidades dos professores contratados estão oftalmologia, radiologia, cirurgia endovascular, ginecologia e obstetrícia, farmacologia,enfermagem, mastologia, entre outras.