Alunos da pós-graduação em Ciência Animal apresentam trabalhos no I CBRG

14/06/2010 17:09

O Doutorando Márcio da Silva Costa e o Mestrando Fábio Adriano Santos e Silva apresentaram seis trabalhos no I Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos realizado de 08 a 11 de Junho na cidade de Salvador. Os resumos apresentados são resultados preliminares da dissertação de Márcio da Silva Costa e da tese do Prof. Dr. José da Fonseca Castelo Branco do Colégio Agrícola de Teresina (CAT). Ambos os alunos foram orientados pelo Prof. Dr. José Elivalto Guimarães Campelo (UFPI/DZO) e Adriana Mello de Araújo (Embrapa Meio-Norte).

Acrescenta-se ainda a colaboração da Profa. Théa Mirian Medeiros Machado e da doutoranda Luanna Chácara Pires, pertencente à pós-graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa-UFV, que neste congresso apresentaram mais dois trabalhos frutos desta parceria.

"Para os pós-graduandos é nestes momentos que devemos mostrar a inserção da Universidade Federal do Piauí no contexto nacional na área de conservação de recursos genéticos, já que é uma realidade de outras universidades e centros de pesquisas no país e no mundo", ressalta Márcio Costa. Outro ponto que merece destaque aponta o estado do Piauí como rico em recursos genéticos de caráter animal e vegetal, que carecem urgentemente de estudos com o objetivo de conhecimento e promoção para a conservação e uso.

Neste contexto o grupo de pesquisadores da UFPI e da EMBRAPA Meio-Norte já vem desenvolvendo pesquisas de localização, caracterização morfológica e genética de caprinos há alguns anos e recentemente com galinhas caipiras naturalizadas.