Novo equipamento multiusuário é instalado no Departamento de Física

14/06/2010 16:13

O laboratório do Grupo de Materiais e de Bionanotecnologia do Departamento de Física da UFPI agora conta com um equipamento único no estado. O "Espectrômetro no infravermelho por transformada de Fourier Vertex 70" (FT-IR), adquirido no edital Pró-equipamentos da CAPES chegou ao departamento há menos de uma semana. A máquina possui vários acessórios e detectores para realizações de medidas no Infravermelho Médio e Distante (Mid-IR e Far-IR) em amostras sólidas e líquidas.

O FT-IR auxilia no estudo da estrutura molecular de materiais. Através das vibrações intramoleculares um programa de computador mostra um gráfico que, sendo analisado, permite saber mais sobre as características do material em estudo. O aparelho se diferencia dos existentes em outras universidades do estado por uma variedade de peças destacáveis que permitem uma maior versatilidade de tipos de materiais estudáveis.

Filipi Gustavo - Coordcom UFPI