Doutorados interinstitucionais tornam UFPI mais competitiva

11/06/2010 10:40

Com o intuito de aperfeiçoar e capacitar seu corpo docente, a Universidade Federal do Piauí tem aberto cada vez mais oportunidades para doutorados e mestrados. Nos últimos anos, a UFPI saiu dos nove programas de mestrado para vinte e implantou seus primeiros três Doutorados.

Para garantir que esse número seja estendido e a UFPI realmente entre no seleto grupo das universidades mais competitivas do país, a universidade tem investido nos mestrados e especialmente doutorados interinstitucionais, modalidades de pós-graduação feitas em parcerias com outras universidades.

Desde 2007, a UFPI vem firmando parcerias com diversas Universidades do Brasil e implantou os Projetos de Doutorado Interinstitucional (DINTER), que visam à formação de um grupo ou turma especial de alunos de doutorado, por curso de pós-graduação reconhecido pelo MEC e já consolidados. Na UFPI, os DINTERs são direcionados aos professores da instituição.

A abertura de mais vagas de doutorado tem transformado a realidade não apenas dos professores que passaram ou que estão no programa, mas o universo da Pós-Graduação na UFPI. "A capacitação do corpo docente fortalece novos programas de Pós-Graduação, abre novas possibilidades de apresentação de novos cursos, é um efeito multiplicador", enfatiza a coordenadora geral de Pesquisa, Jaíra Alcobaça.

Atualmente, a UFPI possui doze áreas de concentração de DINTERs. Ao todo são 85 doutorandos e 13 já titulados, nas áreas de Fitotecnia (Agronomia), Processos Midiáticos (Comunicação), Ciências Biomédicas (Ciências Médicas), Educação, Letras (Estudos Literários), Filosofia, Análise Ambiental - Organização do Espaço (Geografia), Odontologia, História Social (História do Brasil), Linguística Teórica e Discursiva, do Texto e do Discurso, Linguística Aplicada (Linguística) e Sistema de Computação.

A mais recente parceria firmada, foi com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que disponibilizará vagas para o doutorado em Políticas Públicas. Esse convênio beneficiará professores da área de Ciências Humanas, em especial de Ciências Sociais Aplicadas.

"O DINTER foi muito proveitoso tanto para mim quanto para Universidade. Para mim por que consegui a titulação sem ter que me afastar do meu Estado e, para Universidade que não teve que contratar professores substitutos", explica a professora Dr. Eulália Carvalho, que concluiu o doutorado em Agronomia no ano de 2009. O Doutorado foi iniciado em 2006 em parceria com a UNESP de Jaboticabal (SP).

O professor de Comunicação Social, Achylles Costa, foi beneficiado com os programas interinstitucionais desde o Mestrado. "Fiz o Mestrado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a vantagem de não ter que me ausentar totalmente da sala de aula. Agora iniciarei o doutorado em parceria com a UNISINOS (RS), que é uma referência na minha área e, com a mesma praticidade de continuar  em sala de aula", explica Achylles.

A formação de doutores através do DINTER tem fortalecido os programas de Mestrado e Doutorado Institucionais. "Um dos resultados da formação de doutores no nosso curso é que estamos articulando o projeto de um Mestrado na área de Comunicação, nossa previsão é que até 2012 esteja instalado", diz o professor Achylles.

Segundo o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, os investimentos em Mestrados e Doutorados interinstitucionais é um dos fatores responsáveis pelo crescimento acelerado no número de mestres e doutores na UFPI. "Passamos de 207 doutores em 2004 para 450 em 2010. Tínhamos 334 mestres e hoje temos 616. A idéia é formar mais doutores e tornar a universidade cada vez mais competitiva", explica Luiz Júnior.

Jéssica Santos