UFPI promove o VIII Seminário Tradições Brasileiras

21/06/2010 08:00

A Universidade Federal do Piauí(UFPI) será palco entre os dias 21 e 23 deste mês do VIII Seminário Tradições Brasileiras: História, memória e folguedos. O evento é uma realização  da UFPI,  Coord. de Ação Comunitária e Cultural em parceria com a FUNDAC.

Durante o evento acontecerão palestras, exposições, mesas redondas, além de apresentações culturais.

Confira a programação:

DIA 21/06- SEGUNDA FEIRA

9:00h - Abertura da Exposição: "Retrospectiva Fotográfica - Encontro Nacional de Folguedos"
Local: Espaços abertos do Centro de Ciências da Educação da UFPI

15:00h - Apresentação de Abertura - Reisado de Nazaré - Nossa Senhora de Nazaré - PI;

15:30h - Solenidade de Abertura - Prof. Dra.Glória Moura (Pró-Reitora de Extensão); Prof. Dr.José Augusto Sobrinho ( Diretor do Centro de Ciências da Educação), Américo José Córdula Teixeira (Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural/SID - Ministério da Cultura/MinC), Sônia Terra, (Presidente da FUNDAC), Prof. Dra.Diva Figueredo (Superintendente do IPHAN), Prof. Dra.Verônica Maria Pereira Ribeiro ( Coord. do curso de Historia da UFPI e Presidente da Comissão Piauiense de Folclore)
Local: Auditório do Centro de Tecnologia (CT)

16:30h - Mesa Redonda: Políticas Públicas para a Cultura Popular e o Emponderamento dos Grupos Tradicionais.
Expositores: Américo José Córdula Teixeira - Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural/SID - Ministério da Cultura/MinC; Jucélia dos Santos Frazão - Presidente do Instituto Cultural Macambirais/Grupo Potiguar Macambirais - Rio Grande do Norte.
Coordenadora: Sônia Terra, (Presidente da FUNDAC).

18:00h - Mesa Redonda - Os Reisados Brasileiros
Expositores: Mestre Severo - Reisado do Piauí - Teresina-PI;
             Affonso Furtado - Historiador e Membro do Conselho de Cultura do Rio de Janeiro;Mestre Domingos Grande - Reisado de Nazaré - Nossa Senhora de Nazaré - PI.
Coordenador: Jairo Araújo - Graduado em Ciências Sociais/Coordenador do Mais Cultura - FUNDAC - PI.

20:00h - Coral da UFPI - Regência: Aurélio Melo

DIA 22/06 -TERÇA FEIRA

15:00h - Palestra: A Cultura Sergipana e o Samba de Roda.
Palestrante: Maria Ione do Nascimento - Presidenta da Associação Folclórica de Lagarto - Grupo Samba de Roda - Sergipe.
Coordenador: Dilma Andrade - Programa Mais Cultura - FUNDAC

16: 30h - Palestra: Hoje tem espetáculo? Tem si Sinhô.
Palestrante: Prof. Dra. Zozilena de Fatima Fróz Costa
Convidados: Alfredo Peres - Escola de Circo - Vivendo e Aprendendo
Coordenador: Severino Santos - Graduado em História UESPI / Gerente Técnico - FUNDAC

20:00h - Atividade Cultural: Dança do Balaio e Exibição do Circo - Coreografia de Ellen Brito.
Local: Mini Teatro da Comunicação Social do CCE - UFPI

DIA 23/06 - QUARTA FEIRA

15:00h -Mesa-Redonda "Cultura, Saberes  e Tradição"
Expositores: João Miguel Sautchuk (UFPI), Zozillena Fróz (UFPI), Pedro Costa (Cordelista).
Coordenador: Chagas Vale - Arte Educador - Diretor de Ação Cultural - FUNDAC
Local: Auditório do CCHL / UFPI).

16:30h - Mesa Redonda: O Bumba meu boi em Teresina - Danças e Contradanças na Arena da Política Cultural.
Expositor: Francisco da Silva Pereira - Graduado em História - UFPI e Mestrando em Políticas Públicas - CCHL/UFPI.
Convidados: Mestre Rato (Elvis) - Bumba Meu Boi Riso da Floresta - Teresina-PI;
                        Luzia Amélia - Coreógrafa - Cia. Luzia Amélia
Coordenador: Milton Florêncio - Coordenador de Gestão Predial - FUNDAC.

15:00-17:00 - Paralelo Apresentação cinema/documentário sobre temática dos "saberes" e da "tradição"
Coordenadores: May Waddington - Profº Dra. UFPI e Ricardo Augusto - Historiador - IPHAN.
Local: Sala de vídeo do CCHL/UFPI.

18:00h - Atividade Cultural: - Bumba-meu-Boi
Local: Mini Teatro da Comunicação Social do CCE - UFPI.