Professor da UFPI reúne soldados que participaram de Missão de Paz da ONU

10/06/2010 10:47

O Professor Doutor Ricardo Arraes irá comemorar nesta sexta-feira(11) um ano da defesa de sua tese de doutorado, realizado na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Para celebrar a data, o professor reunirá em um jantar, na ADUFPI, cerca de 13 soldados Piauienses que integraram a missão de paz da ONU entre os anos de 1957 e 1967, na Faixa de Gaza, na Palestina, missão esta que rendeu o Prêmio Nobel da Paz para a ONU, em 1988.

A tese "História, memória e deserto: Os soldados brasileiros no batalhão suez (1957-1967)" resgata a participação do exército brasileiro na primeira missão de paz criada pela ONU. O motivo de sua criação era proteger a fronteira árabe-israelense e evitar os crescentes conflitos entre os dois povos, especialmente com o Egito.

"A tese é um reconhecimento da valorosa atuação de soldados de várias partes do mundo na tentativa de apaziguar os povos vizinhos e irmãos. O conflito se estende até os dias atuais e cada vez mais sangrentos", afirma o Professor Ricardo Arraes.