Alunos do Curso Técnico em Agropecuária realizam trabalhos de despesca

09/06/2010 16:14

Os alunos do 3° período do Curso Técnico em Agropecuária realizaram na última segunda-feira, 7, despesca em um dos viveiros de engorda da fazenda agropecuária do Colégio Agrícola de Floriano (CAF). A atividade consiste na operação de retirada do organismo cultivado do viveiro quando este atinge o tamanho comercial. A inciativa fez parte do encerramento das aulas práticas da disciplina de piscicultura, que tem a frente o professor Pedro Alves da Silva.

Considerado um dos pontos fortes no setor de zootecnia do CAF, já que serve para fins didáticos, pedagógicos, além da alimentação dos alunos do restaurante universitário, o presente trabalho vem dando resultados satisfatórios. "Prova disso é o curto tempo de despesca que é de aproximadamente seis meses e pelo peso alcançando cerca de 545 gramas, referentes à espécie tilápia chitralada", complementa Pedro Alves.

A nutricionista responsável pelo RU do CAF, Ana Lúcia, ressaltou que o consumo de peixe é muito nutritivo e deveria estar sempre na alimentação da população. "Para começar, o peixe é rico em proteínas e tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte das vitaminas A, D e B", argumenta.