Encerra hoje Encontro de Combate à Tortura

09/06/2010 10:39

O I Encontro dos Comitês de Combate à Tortura: Região Nordeste e o Estado do Acre, evento promovido pela Secretaria dos Direitos Humanos, em parceria com a Universidade Federal do Piauí(UFPI) e o Comitê Piauiense de Combate à Tortura, será encerrado nesta quarta-feira (09) com a presença do Ministro da Secretaria dos Direitos Humanos Paulo Vannuchi . O  encerramento do Encontro acontece às 16 horas, no auditório dos Ipês, no Rio Poty Hotel.

O Ministro Paulo Vannuchi falará de suas experiências pessoais e políticas sobre ações contra a tortura, além de informar aos participantes do evento como proceder em situações de denúncia junto a órgãos públicos.

A Secretaria de Direitos Humanos tem massificado ações e divulgações contra a tortura, principalmente após a decisão do  Superior Tribunal Federal (STF) em dar anistia aos crimes de tortura. Os encontros realizados em vários estados do Brasil têm como objetivo capacitar e fomentar na sociedade a consciência de que ferir a integridade da pessoa humana é crime.

O Projeto de Direitos Humanos da UFPI apóia e participa do evento. "É importante que uma instituição de ensino superior esteja engajada e preocupada com as questões dos direitos humanos", comenta Maria de Lourdes Nunes, professora que articula o projeto na Universidade.