Seminário de Incentivo à Docência para monitores teve início hoje (7)

04/06/2010 16:48

Teve início na manhã de hoje (7), no auditório do Centro de Tecnologia da UFPI, o Seminário de Incentivo à Docência para monitores 2010.1. O evento é destinado aos monitores (remunerados e não remunerados) integrantes do programa de Monitoria da UFPI no período letivo 2010.1.

A pró-reitora de ensino de graduação, Guiomar de Oliveira, abriu o evento com a palestra "Importância do Exercício de Monitoria para a Formação Docente", seguida pela apresentação do Tema I: O Programa de Monitoria da UFPI: regulamentação e funcionamento, com o professor Dr. Antonio José Gomes, Coordenador de Apoio e Assessoramento Pedagógico da PREG/UFPI.

Segundo a pró-reitora, iniciativas como essa são interessantes para esclarecer como funciona a monitoria e quais os benefícios da mesma. "O seminário vem dizer para o aluno o por quê da monitoria, a importância e papel do monitor. Além disso é uma oportunidade de aprendizagem da docência no ensino superior para que haja não somente a formação de futuros docentes, mas uma parceria aluno-professor tendo em vista a melhoria da qualidade de ensino", explica.

Apesar do foco principal estar no incentivo à docência, uma característica atrelada às licenciaturas, os bacharelados também são beneficiados com as monitorias na UFPI, e seus alunos marcaram presença em peso no evento. "A monitoria é interessante ao ponto que nos proporciona revisar assuntos esquecidos e aprender a lidar com alunos, além de ser um diferencial no currículo estudantil", analisa a estudante de medicina, Andrea Meneses, monitora da disciplina de embriologia.

O seminário segue até o final do dia e acontece em todos os campi da UFPI até o final do mês de junho.

Confira as datas, locais e público de cada seminário e a programação.