Palestra sobre ensino a distância marca 1º dia da UFPI no SALIPI

01/06/2010 09:35

Teve início nesta segunda-feira (31) o SaliPi - Salão do livro do Piauí - que em sua oitava edição, pela segunda vez consecutiva, ocorre no complexo cultural Pedro II. O SaliPi se estende até o dia 06 de junho e está sendo palco de lançamentos, shows, exposições, cursos, oficinas e palestras.

A UFPI marca presença no SaliPi através de um estande da Editora Universitária - onde estão disponíveis, além de lançamentos da própria EDUFPI, livros de editoras conveniadas - e da participação de professores em várias atividades.

A palestra "Ensino a distância e formação de professores no Piauí", ministrada pela Profa. Dra. da UFPI Beatriz Gama encerrou a tarde de ontem, segunda-feira, no Teatro 4 de Setembro. Na palestra foram expostos levantamentos feitos pela professora sobre a história da formação dos docentes no Brasil, e os métodos de ensino, desde o tempo colonial até a contemporaneidade.

A história do Ensino a Distância também foi analisada e discutida, além da diferenciação entre "Educação a distância" e "Ensino a distância".Na palestra foram apresentados dados demonstrando a falta de professores qualificados em algumas regiões do Brasil, fora outros fatores, algo que está diretamente relacionado ao crescimento do Ensino a distância, além de conceitos como "E-learning".

De acordo com a professora, o Ensino a distância é uma alternativa para a carência de professores qualificados no Brasil, além de ser uma forma de utilizar a ferramenta de possibilidades infinitas que é a internet. Porém, segundo ela, há muito preconceito com o EaD, principalmente em nosso país, é uma das metas buscadas pelos profissionais do EaD,  essa quebra de paradigmas."O ensino a distância é a grande tendência hoje em dia. Nós professores precisamos aprender e nos adaptar a esta realidade", diz a professora Beatriz Gama.

Filipi Gustavo - Coordcom UFPI