UFPI realizará capacitação de mil pessoas no combate à tortura

31/05/2010 17:32

Membro do Comitê estadual de Combate à Tortura do Piauí, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) é a única instituição do país vinculada aos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Devido a dedicação à causa, a instituição foi escolhida para realizar a capacitação de 1000 pessoas no que concerne à prevenção e o combate a procedimentos de tortura.

Segundo Lourdes Nunes, professora do Departamento de Biologia e uma das coordenadoras do evento no estado, as oficinas e cursos abordando a temática serão direcionados não só para agentes públicos como também para toda a sociedade civil. "Nós trabalhamos em duas vertentes, uma que aborda o caráter denunciativo do público e outra que abrange o caráter educacional, que parte da prevenção como forma de evitar a proliferação desse tipo de prática", argumenta.

A primeira oficina está marcada para começar no dia 17 de Junho, prolongando-se até o dia 19 do mesmo mês. O evento será sediado no Campi de Bom Jesus. Na oportunidade, também será realizado o 3° Congresso Estadual em Educação e Direitos Humanos. "Visitaremos todos os campi do Estado para angariarmos mais parcerias para a iniciativa, que não seria possível sem os esforços da administração superior", ressalta Mary Neves, professora do Departamento de História e uma das coordenadoras do evento.

Além de escolher a UFPI como pioneira na realização dos cursos de capacitação, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Associação de Prevenção da Tortura (APT), entre outros órgãos que apóiam a causa, fizeram a doação de 1.000 exemplares do livro "Monitoramento de locais de detenção, um guia prático", que será distribuído durante os cursos e palestras realizados no Piauí.

Thamirys Viana