Reitor da UFPI participa do II Encontro de Reitores no México

27/05/2010 15:28

Com o objetivo de avaliar as possíveis respostas das universidades para as demandas da sociedade, a rede Universia promoverá o II Encontro Internacional de Reitores. O evento será realizado na cidade de Guadalajara, no México, entre os dias 31 de maio e 1º de junho de 2010. Foram convidados representantes de mil universidades, inclusive o reitor da Universidade Federal do Piauí  Luiz Sousa Santos Júnior . A proposta do encontro visa à formação de um ponto de referência na história coletiva das instituições dos diferentes países ibero-americanos.

A partir da cooperação das universidades serão formados três comitês: um internacional, outro acadêmico e um organizador. Segundo a direção da Universia as instituições convidadas representam mais de 12 milhões de pessoas, entre estudantes e docentes, contabilizando aproximadamente 72% do coletivo acadêmico dos 18 países em que a rede Universia está presente. Ao todo, 260 instituições brasileiras participarão do encontro. Vale ressaltar que este montante representa mais da metade do sistema universitário do país.

Durante o 1° encontro de reitores, realizado em 2005, estiveram presentes 360 reitores de 21 países ibero-americanos, além da participação do rei da Espanha e do presidente do governo Espanhol. Na ocasião foi celebrado o V Centenário da Universidade de Sevilha. O evento deste ano terá onze mesas de debates que discutirão entre outras coisas, temas relacionados àquilo que as universidades consideram fundamentais para responder às necessidades e demandas da sociedade.

Os debatedores abordarão, por exemplo, formas para a promoção da competitividade com atenção ao ponto de vista social, promoção internacional das instituições ibero-americanas, inovação docente e atividades voltadas para a profissionalização e reconhecimento social da pesquisa. Também será submetida a estudo a transferência de tecnologia, além da internacionalização por meio dos espaços universitários entre os inclusos no Espaço Ibero-americano de conhecimento.