Brasil Brasil Acesso

Notícias

Dia Mundial sem Tabaco (31) traz ações voltadas ao público feminino

Dia Mundial sem Tabaco (31) traz ações voltadas ao público feminino

27/05/2010 11:28

"Mulher, você merece algo melhor do que o tabaco". É com esse slogan que a Organização Mundial de Saúde comemora hoje (31) o Dia Mundial sem Tabaco. Este ano o tema escolhido para as celebrações foi "Gênero e tabaco com ênfase no marketing para mulheres".

As ações visam a alertar sobre as estratégias que a indústria do tabaco utiliza para atingir o público feminino e acerca dos males que seus produtos causam à saúde da população e ao meio-ambiente.

No Piauí, a Universidade Federal é referência no combate ao tabagismo e desde 2007 desenvolve um projeto que atende a comunidade em geral. Realizado pelo Hospital universitário, a ação é a única no Estado e visa ajudar as pessoas a pararem de fumar. "O objetivo do projeto é possibilitar o acesso dos fumantes ao tratamento eficaz no processo da dependência da nicotina, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida da população fumante, tanto ativa, quanto passiva", explica a enfermeira Ozinalda Veloso, coordenadora do projeto.

Para o Dia Mundial sem Tabaco, a equipe da UFPI preparou uma programação especial de planfetagem no Shopping do Cidadão, localizado na Av. Maranhão. A atividade terá início às 8hs e seguirá até o final do dia, e a escolha do lugar se deu ao fato de ser um ambiente comumente relacionado ao universo feminino.


* Realidade do tabagismo no mundo

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.

 

Franciane Barbosa

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.