VI Jornada em Literaturas e Culturas Ibéricas segue até quinta-feira (27)

26/05/2010 11:34

Teve início nesta quarta-feira (26) e segue até amanhã, no Auditório do CCHL, a VI Jornada de Estudos em Literaturas e Culturas Ibéricas. Esta é a sexta edição de uma bem-sucedida promoção do Núcleo de Estudos Portugueses (NEP), um órgão vinculado ao Departamento de Letras da UFPI.

Com ênfase no estudo de literaturas escritas em língua portuguesa, como a literatura brasileira e a portuguesa, além das literaturas africanas lusófonas, a organização do evento inclui igualmente trabalhos sobre literatura de língua espanhola, européia ou latino-americana. Ano após ano, essa jornada tem conquistado mais participantes, pois é considerada uma excelente oportunidade que estudantes, pesquisadores e professores têm de divulgarem e debaterem os resultados de seus trabalhos acadêmicos.

"Nosso intuito é incentivar os alunos a iniciação científica e a participação em eventos acadêmicos. Com o evento eles conhecem o trabalho do próximo e vão se interessando pelo âmbito da pesquisa, na medida em que vários trabalhos serão apresentados", relata a professora Maria Elvira Campos, coordenadora do NEP.

Durante os dois dias acontecem palestras e apresentação de trabalhos. A primeira palestra da jornada teve como tema A Permanência dos Clássicos na Literatura Ocidental: alguns herdeiros de Homero e Virgílio, ministrada pela professora Laura Ribeiro (UFPI). Já na quinta-feira (26) a palestra de abertura será A Poesia Africana de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Assunção de Maria Sousa.

A jornada conta com apresentação de 64 trabalhos de estudantes e professores que vão desde o mitológico e o histórico em "Os Lusíadas" até a narrativa mítica do romance "Iracema". Para Felipe Jacob, estudante do 3° período de Letras, o evento mostra a diversidade de trabalhos. "Uma obra pode ser analisada de várias maneiras, vai depender do olhar de quem esta analisando e esses trabalhos que estão sendo apresentados nos dar oportunidade de conhecer a literatura sob vários olhares.", relata o estudante.

Raimundo Silvino do Carmo Filho apresentou o trabalho Dom Casmurro: memórias de um velho arependido

O encerramento do evento acontecerá na quinta-feira as 18:50 com um bate-papo sobre a Geração de 70 no Piauí, com o grupo Tarântula de Contistas (Airton Sampaio, José Pereira Bezerra, J.L Rocha do Nascimento e M. de Moura Filho.

Profa. Dra. Laura Ribeiro da Silveira e Profa. Dra. Maria Elvira Campos