Professores têm artigo aprovado em Congresso Internacional

24/05/2010 11:49

O Professor Carlos Renato dos Santos, do Departamento de Matemática, do Campus Ministro Reis Velloso/Parnaíba, juntamente com outros três professores de Pernambuco tiveram  um artigo aprovado no PSAM 10 - 10th International Probabilistic Safety Assessment & Management Conference - Renaissance Seattle Hotel, Seattle, Washington, USA. O evento ocorre no período de 7 a 11 de junho.

O trabalho intitulado "A Method for Optimal Allocation of Defensive Alternatives: Analysis of a Strategic Interaction with a Multi-objective Approach"  trata de segurança de sistemas no contexto de: Teoria dos Jogos, Otimização Multiobjetivo via algoritmos genéticos, Confiabilidade e Vulnerabilidade de sistemas.

A segurança de sistemas é uma das grandes preocupações em diversos setores da economia moderna. Algumas instituições, tais como telecomunicações, geração e transmissão de energia elétrica, transporte marítimo, segurança digital e até mesmo governos federais (por exemplo, questões de segurança nacional como proteção de florestas tropicais e de jazidas de combustíveis fósseis) têm forte preocupação em defender suas instalações contra ataques intencionais.

Esses ataques geram prejuízos e custos adicionais não planejados, como por exemplo, multas, devido à não-operacionalidade, (re)investimento em segurança, reparos, impactos sociais e ambientais, redução de margens de lucro das instituições afetadas e abalo da reputação da organização perante o mercado, além dos casos mais críticos que acarretam perdas de vidas humanas.